60 soldados do Corpo de Bombeiros são promovidos a cabo 03/09/2009 - 15:20

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná formou neste mês mais 60 cabos por meio do Curso de Formação de Cabos Bombeiros Militares, turma 2009. A solenidade de formatura aconteceu na sede do Comando do Corpo de Bombeiros e reuniu autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos, na última sexta-feira (28).

“O empenho desses bombeiros militares, somado a um aumento significativo de qualidade e conhecimento, será revertido para a população de forma direta, através de atendimentos e serviços prestados”, destaca o comandante do corpo de Bombeiros do Estado, coronel Jorge Luiz Thais Martins.

Durante a formatura, madrinhas e padrinhos dos formandos entregaram a divisa aos novos cabos, símbolo este que representa a autoridade da graduação que irão exercer a partir de agora, como funções de atendimento e mediação direta.

O curso teve 300 horas/aula e instruiu os bombeiros militares por meio de disciplinas específicas como combate a incendios, gerenciamento de conflitos, busca e salvamento aquático, terrestre e vertical, comportamento do fogo, técnicas de combate direto e indireto, equipamentos e materiais e abordagem, entre outros.

“No Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, como em qualquer outra instituição, o espírito de equipe é a soma de muitas energias; mais que divisão de tarefas, é a união em torno de um objetivo. Por isso temos consciência de que a parceria cria a confiança; a habilidade cria o respeito e, o sincronismo de todos, produz resultados notáveis”, declamou em seu discurso, o comandante do Corpo de Bombeiros.

A primeira colocada no curso foi a cabo Danila Prado Falcão, que destacou a importância de mais esta formação para sua carreira militar. “Esta colocação me ajudará em uma possível promoção futura ao posto de sargento, como critério de desempate. Além disso, os conhecimentos adquiridos se somam a outros, o que possibilitará uma melhora na minha atuação dentro da sociedade e na prestação de serviços”, garante.