6º Grupamento de Bombeiros adere à Campanha Novembro Azul 06/11/2017 - 08:40

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação ao exame preventivo de câncer de próstata. Como medida de adesão, o 6º Grupamento de Bombeiros resolveu abraçar esta Campanha de uma forma muito bacana, boa parte dos bombeiros-militares durante o mês de novembro permanecerão com bigode, o qual representa o símbolo internacional da referida doença.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Segundo o Ministério da Saúde, o exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).

Na foto oficial da Campanha, participaram o Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná – Coronel Fábio Mariano de Oliveira e o Comandante do 6º GB – Major Edson Manassés, o qual representa todos os Oficiais e Praças da Unidade.