8ª Edição do Projeto Surf-Salva 15/01/2016 - 16:36

Nesta sexta-feira, dia 15 de janeiro, foi concluído com êxito o treinamento da 8ª Turma do Projeto Surf-salva, edição esta que aconteceu no Município de Matinhos.

O curso que iniciou com dez alunos, formou mais seis surfistas, todos moradores de Matinhos que agora estão minimamente capacitados para ser o primeiro respondedor nos incidentes em meio liquido quando
o Corpo de Bombeiros não estiver presente.

Foram três dias de treinamento que englobaram aulas teóricas e práticas, onde os “salva-surfers” puderam ter contato com técnicas específicas como: salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

O projeto, que tem como principal objetivo capacitar minimamente surfistas para dar uma primeira e mais adequada resposta aos incidentes em meio líquido, bem como avaliar a cena e acionar as demais instituições de emergência (Corpo de Bombeiros – 193 ou SAMU – 192), sempre dentro da filosofia do “primeiro respondedor”, teve sua denominação atualizada, adotando a padronização nacional, e passou a se chamar Surf-Salva.

O Corpo de Bombeiros entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas, também, pela excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação.

O projeto, hoje, é fortalecido pela parceira entre o 8ª Grupamento de Bombeiros e a ONG Parceiros do Mar, que, dentre outros, apoia a ação por meio do contato com as Associações de Surf e provendo os certificados de conclusão e a vestimenta (lycra) que simboliza o surfista capacitado a realizar salvamentos no mar.

Dando continuidade ao processo, já está agendada, para os dias 1°, 2 e 3 de março de 2016, a 9a edição do Surf-Salva, no município de Pontal do Paraná.