9ºGB CONCLUI INSTRUÇÃO A MILITARES DO CURSO DE SALVAMENTOS ESPECIAIS DO MARANHÃO (CSEsp) 01/11/2023 - 09:22

No dia 30 de outubro, a delegação de 32 militares maranhenses, composta por 17 alunos do Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp) e 15 Águias, como são chamados os bombeiros que conseguem concluir essa especialização, teve no auditório da nossa Unidade, a recepção do Comandante do 9°GB, Ten.-Cel. Leonel Rodrigues e o início da 2ª parte do módulo com noções teóricas da matéria com o 1° Tenente Rogério de Oliveira.

O segundo dia de instrução de Salvamento Veicular (31), foi ministrado pelo Major Tiago Zajac e focou nos veículos pesados – caminhões e ônibus – e nos carros elétricos,  com repasse da teoria e prática com 2 ônibus. Bombeiros da Itaipu Binacional também estão participando das atividades, elevando o nível de cooperação institucional e do serviço na região. Nesta etapa, a Itaipu cedeu um carro elétrico para a instrução. Os carros elétricos são equipados com os mais avançados recursos de segurança veicular – uma garantia de proteção aos ocupantes -, mas têm algumas características e arquitetura diferenciada de carrocerias.

Nesta etapa, buscou-se verificar as melhores práticas no atendimento de ocorrências envolvendo veículos híbridos e elétricos com o objetivo de fomentar a elaboração de um protocolo que possibilite sucesso na resposta a esses eventos, além de proporcionar maior segurança aos militares, sobretudo conhecendo o funcionamento do veículo.

O crescimento da frota de veículos híbridos e elétricos, no Brasil, traz um desafio aos serviços de atendimento a emergências, fazendo-se necessário a preparação da tropa e o estabelecimento de procedimentos operacionais padronizados para o atendimento a essas ocorrências, que tendem a ser cada vez mais recorrentes.

A evolução tecnológica da indústria automobilística em busca de veículos cada vez mais potentes, velozes e seguros, agregou novos conceitos ao resgate veicular. No pátio do 9º Grupamento, os bombeiros maranhenses conheceram a complexidade das estruturas dos veículos, utilizando dois ônibus, além da compreensão sobre a utilização de ferramentas e de equipamentos que se encontram cada vez mais sofisticados.

O que antes poderia ser feito por meio de simples alavancas, hoje, exige ferramentas e técnicas aperfeiçoadas como desencarceradores elétricos e almofadas pneumáticas, a fim de que essas tarefas sejam realizadas no menor tempo e com a maior eficácia possível.Os equipamentos foram tema das atividades,onde os militares provaram o manuseio, confiança e resistência com a associação a materiais destinados à estabilização, ao desencarceramento e ao apoio.

Uma das referências nacionais em operações de salvamento veicular, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi escolhido para ministrar treinamentos dessa área pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA). Na primeira parte da visita técnica, os representantes da corporação coirmã receberam instruções em Curitiba, entre os dias 23 e 27 de outubro, sobre a atividade em veículos leves – carros de passeio.