9ºGB firma parceria com faculdade em curso de extensão de fisioterapia 09/04/2024 - 14:41

No dia 27 de março de 2024, o o 9º Grupamento de Bombeiros iniciou uma parceria com a faculdade Anglo Americano para o desenvolvimento de um Projeto de Extensão Universitária em Fisioterapia.

Durante a execução deste programa, os acadêmicos da graduação estarão promovendo atendimento aos bombeiros militares que necessitem de tratamento fisioterápico a fim de reduzir o risco de lesões e dores com procedimentos aplicados para restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do bombeiro militar para uma melhor prestação de serviço à comunidade.

Os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros como combate a incêndios, buscas, resgates e desencarceramento de vítimas, podem ocasionar lesões físicas severas nos militares.

Diariamente, os bombeiros atendem a diversos sinistros de trânsito com as vítimas em solo, as quais após serem imobilizadas, são elevadas para a ambulância.

Soma-se também o carregamento de materiais pesados como mangueiras e equipamentos de proteção respiratória em ocorrências de combate a incêndios e o autocondicionamento para adentrar em ambientes de difícil acesso com equipamentos de proteção individual que podem exceder os 30 quilos.

Nesta parceria, a Coordenação do Curso de Fisioterapia proporciona o treinamento e a supervisão necessárias para o atendimento e os tratamentos ocorrem na sala de fisioterapia do 9º Grupamento de Bombeiros, que conta com diversos equipamentos como maca ortostática, bicicleta ergométrica, aparelho de ondas de choque e ultrasom, vapor de ozônio, completo estúdio de pilates e demais itens de treinamento funcional.