ALMEPAR homenageia bombeiros em sessão solene na ALEP 29/08/2023 - 13:37

A Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR) comemorou seu quinto aniversário em uma sessão solene realizada no Plenário Deputado Waldemar Daros. O evento, proposto pelo deputado Alexandre Amaro, homenageou militares que se destacaram na produção de obras literárias e documentais que contribuíram para a preservação histórica e cultural da sociedade paranaense.
O deputado Alexandre Amaro destacou a importância da Academia e a contribuição dos militares na produção literária, enfatizando o incentivo que a produção literária dos acadêmicos traz para os demais membros do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e da Polícia Militar do Paraná.
O presidente da ALMEPAR, Cel. PM Veterano Antônio Celso Mendes, expressou sua gratidão pelo reconhecimento e afirmou que a presença na Assembleia Legislativa reforça o desejo da Academia de abrir-se para a sociedade.
Durante a cerimônia, foram entregues Medalhas do Mérito para os militares que se destacaram na produção literária, novos membros foram empossados na Academia e foram distribuídos Diplomas de Amigo e Diploma de Acadêmico de Honra da ALMEPAR para militares que se destacaram ao longo dos cinco anos de existência da instituição, honraria em que o Comandante-Geral do CBMPR, Cel. QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior e o Major QOBM Eduardo Slomp Aguiar foram agraciados.
O Comandante-Geral do CBMPR, Cel. Vasco expressou através de seu discurso que o papel da Academia integra o público interno e a sociedade, bem como disseminam a cultura nesse meio, “estar aqui hoje é fazer parte como testemunha da história que está sendo construída pelos integrantes da academia de letras que aqui estão, os quais contaram sempre com o apoio da Polícia Militar e passam a contar também, desde a desvinculação, como ao apoio total do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.”

Os alunos dos Colégios das Polícias Militares, vencedores do concurso de contos, também foram premiados.
Entre as autoridades, estiveram presentes o Deputado Soldado Adriano José (PP); o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná Cel. Jeferson Silva; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Cel. Manoel Vasco Figueiredo Júnior; o presidente da Academia de letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal, Cel. Ubirajara Anchieta Rodrigues; o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), Cel. Veterano Carlos Augusto furtado Moreira e o vereador de Curitiba Leônidas Dias. Também prestigiaram o evento, o Presidente da AMAI Coronel Mariot, Coronel Betes, o Presidente do Clube dos Oficiais Coronel Izaias de Farias, o Diretor do CVM Tenente Coronel Toniollo, Coronel Selmer e o Secretário Executivo Sargento Alcântara representando a AVM.