Afogamento em Guaratuba - Nereidas 24/01/2017 - 18:40

Em data de 24 de janeiro de 2017, aproximadamente às 11h00min, o Corpo de Bombeiros deu atendimento a ocorrência de afogamento no balneário Nereidas, no município de Guaratuba.

No local, uma vítima feminina, de 53 anos, moradora de Curitiba, foi encontrada em área não protegida por Guarda-Vidas (GVs), inconsciente, na água. Os GVs do Posto de Guarda-Vidas mais próximo a retiraram e avaliaram como afogamento grave. O helicóptero Falcão III do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi acionado para apoio, trazendo para o local o médico e todo o equipamento necessário para o atendimento de uma vítima desta severidade. Após estabilizada, a mulher foi transportada, com batimentos cardíacos espontâneos e ventilação mecânica, ao Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, onde recebe tratamento.

Foi apurado com pessoas de convívio da vítima, que a mesma estava tomando medicamentos para conter problema de saúde que pode gerar distúrbios neurológicos, como desmaios e convulsões. Além disso, a abordagem dos Guarda-Vidas foi realizada em região de água na altura dos joelhos, sendo que estes fatores podem indicar um afogamento secundário.

O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas, para que escolham, para banho ou natação, as áreas protegidas por Guarda-Vidas, delimitadas pelas bandeiras vermelho sobre amarelo.