Afogamento no Balneário Praia de Leste – Pontal do Paraná 29/12/2015 - 16:50

Na tarde deste domingo, 27 dez.15, por volta das 15h20min, o Corpo de Bombeiros atendeu uma vítima de afogamento, no Balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

O jovem E.M.D., de 17 anos, que estava acompanhado dos familiares e era morador de Colombo, banhava-se em uma área não Protegida por Guarda-Vidas quando se afogou. Sua irmã que estava com o jovem correu até o Posto de Guarda Vidas mais próximo para pedir ajuda, informando que seu irmão tinha se afogado.

Após operações de busca, realizadas por cerca de 30 minutos, com apoio do helicóptero Falcão IV do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas da Policia Militar (BPMOA), o jovem foi localizado pelos guarda-vidas e retirado da água em estado grave, em parada cardiorrespiratória.

Os guarda-vidas e o médico que tripulava a aeronave Falcão IV realizaram os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por cerca de 1h20min, momento em que os sinais vitais retornaram.

Com apoio da Coordenação do SAMU-Litoral, a transferência do jovem foi realizada pelo Falcão IV por volta das 17h00min para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, com pulso espontâneo e ventilação assistida.

Foram empregados, no atendimento ao rapaz, 15 (quinze) bombeiros guarda-vidas, uma Embarcação de Resgate, três viaturas de Busca e Salvamento e uma Ambulância, todas do Corpo de Bombeiros, além do apoio da aeronave do BPMOA.

O Corpo de Bombeiros informa que o horário e a localização do Posto de Guarda-vidas podem ser encontrados no site xoops.celepar.parana/v3/sesp_bombeiros.

Lembrem-se sempre, afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção e essa é a melhor forma de tratamento.