Alagamento no Sudoeste do Paraná 02/05/2014 - 14:21

O volume excessivo de chuva mais uma vez castigou moradores de Francisco Beltrão, deixando muitas famílias por conta dos alagamentos, desalojados. Conforme levantamento realizado, observou-se que córregos e rios transbordaram em vários bairros causando alagamento de ruas, avenidas e residências.

Desde as 18 horas de ontem (30), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros prestam atendimento às famílias que tiveram suas casas alagadas. Os maiores problemas são registrados nos bairros Marrecas, São Miguel, Cristo Rei, Luther King e na Cidade Norte.

Também há registros de alagamentos no Bairro São Cristóvão e no interior do município.

Os alagamentos ocorreram pelo transbordo do córrego Urutago, na região do Parque de Exposições, e dos rios Marrecas e Lonqueador.

O índice pluviométrico registrado para Francisco Beltrão foi de 230 milímetros em média.

Durante a noite o nível do Rio Marrecas estava 6 metros acima do nível normal.

Famílias afetadas estão sendo retiradas dos locais de risco pelo Corpo de Bombeiros e instituições voluntárias.

Muitas pessoas permanecem ilhadas.

O Corpo de Bombeiros e Ação Social do município estão, na medida do possível, atendendo os casos mais urgentes, pois a situação é complicada na área urbana e rural da cidade.

Pela manhã, o prefeito Cantelmo Neto e sua equipe juntamente com o Major Kapp, comandante Corpo de Bombeiros, se reuniram para traçar as estratégias de atendimento a este alagamento.

Também foram registrados dois desabamentos de muros em casas e estabelecimentos comerciais e ainda um destelhamento de residência.

Esta Coordenadoria Regional também, está acompanhando situações de alagamentos em Salgado Filho com 16 pessoas desalojadas, em Ampére 160 pessoas, Santo Antônio do Sudoeste 600 pessoas e Santa Izabel do Oeste com 154 pessoas, com um total de 1380 pessoas atingidas, no sudoeste.