Alunos do Curso de Formação de Soldado realizaram treinamento SARP em Formosa do Oeste
01/11/2016 - 11:00

Nos últimos dias 20 e 21 de Outubro, 14 alunos que estão no período de formação de soldados do Corpo de Bombeiros de Umuarama, participaram de treinamentos relacionados a Salvamento em Águas Rápidas (SARP), tendo como instrutor o Aspirante Of. BM Fellipe e instrutor adjunto Soldado BM Miquéias. Esse tipo de treinamento é de fundamental importância para a formação prática dos novos bombeiros, que irão atuar em diversas áreas de salvamento.

A instrução teve como objetivo principal repassar técnicas para abordagem e salvamento de vítimas em ambiente aquático com corredeiras. Na ocasião foi abordada diversas técnicas como lançamento do saco de arremesso e a técnica de isca viva, na qual um dos bombeiros fica à margem do rio e outro simula ser uma vítima à deriva.

Durante os dois dias de atividades, foram ensinadasaos alunos técnicas para serem utilizadas quando houver ocasiões que necessitem de salvamento em correnteza, no caso de enchentes, alagamentos, enxurradas em caso de fortes chuvas, entre outras ocasiões que necessitem dessas técnicas para salvamento de bens e pessoas.

Após esse período de treinamento, os futuros novos soldados foram avaliados e aprovados para atuar caso haja alguma ocorrência. O curso de formação de soldados do Sexto Subgrupamento de Bombeiros Independente terá sua conclusão e formatura em fevereiro de 2017.