Atividades marcam o encerramento do mês de maio, dedicado à conscientização com relação a acidentes de trânsito. 28/05/2019 - 15:33

A Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana, foi palco para uma simulação de atendimento a acidente de trânsito na manhã desse sábado, 25 de maio. Na cena, 2 veículos e três vítimas, das quais duas não utilizavam cinto de segurança e sofreram ferimentos mais graves do que a motorista que estava atenta às leis de trânsito.

A ação serviu para chamar a atenção dos que passavam pelo local e para marcar o mês destinado à conscientização com relação a prevenção de acidentes de trânsito.

Vários órgãos participaram da atividade, dentre eles: Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Paraná, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito de Apucarana, Prefeitura Municipal, Hemonúcleo, SENAC e Lions Clube Vitória Régia.

Além do resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros, através do 11° Grupamento, alunos do curso Técnico de Enfermagem do SENAC fizeram atendimento à população com aferição de pressão e exames de glicemia; foram distribuídos folhetos informativos sobre a doação de sangue, por intermédio da 16ª Regional da Saúde e do Hemonúcleo, além de diversas outras atividades desenvolvidas pelas instituições durante toda a manhã.

Na segunda-feira, dia 27, o Corpo de Bombeiros, com militares do 11º Grupamento, e a Polícia Militar, com integrantes do 10º Batalhão, participaram de uma blitz educativa, com a entrega de folders com informações sobre segurança no trânsito.

Em Apucarana e região, no ano de 2018, foram atendidas mais de 1000 ocorrências de trânsito, com 23 vítimas fatais.
Ações como as desenvolvidas servem tanto para mostrar à população como o Corpo de Bombeiros atua em situações de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito (fato que ocorreu de forma didática, considerando-se que todo o atendimento foi narrado, explicando-se aos que assistiam as condutas que eram tomadas), quanto conscientizar sobre os graves riscos que a não observação das leis de trânsito podem trazer às pessoas, desde pequenas lesões até mesmo a morte.

Maio amarelo. No trânsito, o sentido é a vida.

Fonte: Comunicação Social do 11º GB.
Fotos: Rodrigo Hirata.