Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizam treinamento em Francisco Beltrão 10/05/2017 - 14:00

Com a presença de representantes de 20 municípios, aconteceu nesta terça-feira (9), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão, treinamento regional de Defesa Civil.

O evento foi realizado pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão, Coordenadoria Regional de Proteção (12ª CORPDEC) e Defesa Civil e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Todos os participantes são integrantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

O treinamento ocorreu em um dos laboratórios de informática da UTFPR, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre registro dedanos naturais no portal da Defesa Civil do Estado do Paraná (www.defesacivil.pr.gov.br)e receberam instruções sobre as últimas atualizações da legislação federal.

De acordo com o Comandante do 3º SGBI, Major Antonio Schinda, a importância desse evento foi qualificar essas coordenadorias, pois elas administram as ações de defesa civil dentro de cada município. “O objetivo do curso é o aprendizado por parte dos coordenadores para que eles possam atuar adequadamente no cadastro de ocorrências no sistema da Defesa Civil e possam manter atualizados os seus Planos de Contingência que nada mais é do que um levantamento dos recursos disponíveis na cidade em caso de desastre e um apoio fundamental nas ações de resposta”, salientou.

O Comandante disse, ainda, que entre as atribuições dos coordenadores estão a avaliação e notificações preliminares de danos e preenchimento de documentos necessários para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. “Sendo assim, estas pessoas estarão aptas a alimentar o sistema com esses dados, o que facilita muito a liberação de recursos governamentais para prestar assistência aos municípios que vierem a sofrer esses danos”, completou Major Schinda.