Bombeiros Litoral promovem vacinação contra a dengue para militares do litoral do Paraná 22/03/2017 - 14:20

Durante os dias 20 e 21 de março, o 8º Grupamento de Bombeiros - Litoral do Paraná - em parceria com a 1ª Regional de Saúde, ofertou vacinação gratuita no Quartel Nilson Neves, em Paranaguá, aos Bombeiros Militares de toda a área litorânea.

Esta campanha teve foco na segunda dose da imunização contra a Dengue, doença que teve com polo epidêmico a cidade de Paranaguá entre os anos de 2015 e 2016, fazendo também enfermos em outros municípios da região. Apesar dos casos de dengue não terem atingidos números expressivos no litoral, durante o início de 2017, o comando da unidade julga de grande importância manter todo seu efetivo protegido, já que a doença pode apresentar-se de forma grave, causando sofrimento e até a morte.

Ao todo, 69 militares estaduais, provenientes das diversas frações do grupamento, receberam a sua dose da vacina no quartel, mas ainda é necessário mais um passo para dar continuidade ao tratamento, pois apenas depois da terceira dose, após intervalo de seis meses, as pessoas são consideradas imunizadas contra a enfermidade. Quem ainda não havia se vacinado com a 1ª dose, também pode iniciar o processo, recebendo a sua carteirinha carimbada.

A campanha de imunização contra a dengue, em Paranaguá, prossegue com diversos pontos de vacinação pela cidade, até o dia 31 de Março. A vacina não tem custos e será aplicada em pessoas na faixa etária de 9 a 44 anos completos.

PRIMEIRA DOSE - nos meses de agosto e setembro de 2016, Paranaguá realizou a primeira campanha de imunização contra a doença. Neste período, 55.120 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e todas devem comparecer às unidades para dar segmento ao processo. Os que ainda não foram vacinados também podem procurar os pontos de aplicação para fazê-lo agora. “A vacina é eficaz e isso está demonstrado por números, porque temos apenas 35 casos da doença desde agosto ano passado até agora. Em 2016 tivemos milhares de casos e 30 óbitos”, alertou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. A campanha anterior teve alcance abaixo das expectativas do poder público, ficando com índices de 61% do público atingido. Desta feita, a meta é ultrapassar os 80%, e o Corpo de Bombeiros está fazendo sua parte.

ATENÇÃO! A automedicação pode colocar sua vida em risco. Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, fortes dores no corpo, entre outros, um médico deverá ser consultado. Para mais informações sobre a Dengue, consulte http://www.dengue.org.br