Bombeiros de Cascavel aderiram ao movimento Maio Amarelo 10/05/2017 - 14:20

Na manhã de quarta-feira (10) foram distribuídos os laços amarelos que serão utilizados no fardamento durante todo o mês de maio aos bombeiros do 4º Grupamento de Bombeiros em Cascavel. Já é o terceiro de participação ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de conscientização para um trânsito mais seguro e para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O ação do Movimento Maio Amarelo é aplicada pelo Poder Público, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações em parceria com a sociedade. A intenção é colocar em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizar ações que abordem questões como as responsabilidades e o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

Para que você saiba mais desse Movimento, acesse o link: http://maioamarelo.com/o-movimento/#more-4

GALERIA DE IMAGENS