Bombeiros de Pato Branco realizam instruções técnico-operacional 05/04/2017 - 11:24

O mês de março foi dinâmico e de  aprimoramento em Pato Branco. Foram realizadas Instruções nas Seções de Bombeiros do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente.

O Posto de Bombeiros de Pato Branco, no intuito de manter atualizado os conhecimentos técnicos e aprimorar as habilidades e destrezas necessárias à operacionalização das funções típicas da profissão, realizou no dia 02 de de março, o manuseio do guincho da viatura, revendo alguns conceitos de segurança, proteção, cargas e manutenção. Nos dias 09, 16 e 23 houve instrução de operação com embarcação, desde o preparo dos materiais, o deslocamento com reboque, uso do EPI, até a condução de embarcação, estas realizadas no lago da Floricultura Planta. Ainda no dia 30 a instrução foi de Atendimento pré-hospitalar, uma vez que se faz necessário que o tema esteja sempre presente.

No Posto de Bombeiros de Coronel Vivida, nos dias 13 a 15 de março, foi realizado um simulado em um ambiente tomado por fumaça (gasado) proveniente de um incêndio, sendo a técnica utilizada, a varredura em duplas, utilização de cabo de segurança (cabo da vida), sistema de comunicação com o ambiente externo (chefe de socorro) e uso de EPIs e EPRs. Também foi realizada do dia 25 a 27, a instrução em um prédio residencial, localizado em área central da cidade, tendo como finalidade a simulação de combate a incêndio em um apartamento, onde o sistema de hidrantes não funcionava e foi utilizada a técnica de linha rampante com ataque direto.

Na posto de Bombeiros de Palmas foi realizada no dia 02 de março na Praça em frente ao Ginásio de Esportes instrução sobre o funcionamento e a demonstração dos Equipamentos e técnicas de utilização de espuma. Na ocasião foram sanadas duvidas dos equipamentos e regulagem do Propak, Gerador de Espuma de meia e canhão. No dia 23 de março a instrução aconteceu na Praça Bom Jesus onde o tema abordado foi o estabelecimento para Combate a Incêndio – Linha Direta, Linha de Ligação de Ataque e Sistema Preparado. Ainda no dia 30 a guarnição de serviço recebeu treinamento sobre o funcionamento e resgate de vítimas em elevadores, ministrado pelo Sr. Paulo, da Empresa Atlas de Pato Branco/PR.

O comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente entende que é fundamental priorizar a instrução, aprimorando cada dia mais os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros.