Bombeiros do 5°GB realizam treinamento sobre produtos perigosos 02/03/2021 - 14:59

Quartel Central do 5ºGB (02/03/2021) - Na semana passada, quatro bombeiros do 5° Grupamento realizaram o Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos nos campos da Ambipar Response em São Paulo. O treinamento foi uma parceria com a empresa de gestão ambiental Ambipar e ocorreu na sede de Nova Odessa, município paulista.

O Tenente Sean Filipake, Sargento Claudio José dos Santos Pereira, Cabo Marcelo Thiago de Lara Coral e Soldado Eliã Ferreira dos Santos participaram dos cinco dias de treinamentos, dos quais dois foram teóricos, com explicações sobre a legislação, normas, manuais e estudos que devem ser consultados e seguidos, rigorosamente, durante um atendimento desse tipo. Nos outros três dias, os militares obtiveram conhecimentos práticos sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), como conter o avanço de produtos químicos em caso de vazamento e como administrar recursos nesse cenário tão singular.

O treinamento é baseado na NFPA 472 (Norma norte-americana), ABNT NBR14064 (norma brasileira) e outras regulamentações sobre o tema, e serviu para prepará-los para lidar com casos dessa natureza nas 58 cidades cobertas por nosso grupamento. Desse modo, contribuindo para a elevação da qualidade técnica na resposta às emergências dessa natureza.

O enfoque da preparação foi, também, pensar em formas de atender esses chamados salvaguardando pessoas e bens materiais ao mesmo pensando em diminuir o impacto para a natureza, preservando-se, ao máximo, o meio ambiente.

Veja fotos retiradas durante os treinamentos de nossos bombeiros militares: