Bombeiros do litoral paranaense testam sistema de marcação de trilhas 26/03/2015 - 09:27

O 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), com área de atuação na região do litoral paranaense, está testando sistema de marcação de trilhas para facilitar a localização de incidentes que, eventualmente, possam ocorrer com turistas e aventureiros.

Basicamente o sistema é composto por uma sequência de plaquetas plásticas fixadas nas árvores às margens da trilha a, aproximadamente, 50 metros uma da outra. Cada plaqueta, além de se destacar na vegetação por sua cor, o que por si só já auxilia na orientação do usuário e previne que alguém se perca no caminho, contém um número individual de identificação que serve como referência primária.

A distribuição das plaquetas no terreno está precisamente georreferenciada em arquivos próprios nos computadores dos quartéis do Corpo de Bombeiros de Morretes e Paranaguá, sendo visualizados e trabalhados em aplicativo específico que permite interação com GPS. Caso ocorra algum incidente na trilha, o usuário, ou mesmo as equipes de resgate, utilizarão o número da plaqueta como indicação para o envio de socorro ou mesmo de apoio extra, como, por exemplo, um helicóptero. Como as plaquetas possuem elementos refletivos, podem ser utilizadas durante as operações noturnas.

Caso os testes, que no momento estão sendo realizados na trilha do Salto dos Macacos em Morretes/PR, comprovem a efetividade e resistência/duração do sistema, sobretudo contra o vandalismo, o 8º GB planeja a ampliação do projeto para outras trilhas localizadas na região do litoral paranaense.