Bombeiros do litoral promovem capacitação e integração das equipes de atendimento de emergência da região 26/06/2017 - 10:50

No dia 22 (quinta-feira) o Corpo de Bombeiros e o SAMU Litoral coordenaram uma capacitação integrada para equipes de emergência do litoral do Paraná. Participaram, além das instituições organizadoras, efetivo do Hospital Regional do Litoral, da concessionária Ecovia e de Pronto Socorros da rede hospitalar da região, totalizando 70 pessoas envolvidas.

As 8 horas aula da instrução foram divididas entre temas médicos e técnicas de comando e controle de incidentes. Durante a manhã, o coordenador médico do SAMU Litoral, Dr. João Cláudio Campos Pereira, abordou procedimentos técnicos de atendimento a ocorrências envolvendo múltiplas vítimas. Já no período vespertino, o comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em Paranaguá, Cap. Icaro Gabriel Greinert, ministrou uma palestra e aplicou uma dinâmica de treinamento, ambas sobre Sistema de Comando de Incidentes.

Este evento foi uma das consequências do simulado operacional de colisão entre trem e ônibus, ocorrido no município de Paranaguá, em fevereiro do ano corrente. Naquela oportunidade, foi possível destacar acertos e listar pontos a melhorar, de forma que a capacitação ocorrida teve por objetivo fortalecer a capacidade de resposta integrada e organizada para grandes eventos.