Bombeiros e Defesa Civil forma Brigada Escolar na APAE 20/08/2015 - 10:54

Entre os dias 10 e 14 de agosto de 2015, a 11ª CORPDEC (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) e Corpo de Bombeiros de Pato Branco, juntamente com o Núcleo Regional de Educação formaram mais 80 brigadistas das APAEs.

O Programa Brigada Escolar visa proporcionar aos professores, pedagogos e funcionários, conhecimento sobre Combate a Princípios de Incêndio, Primeiros Socorros e meios de abandono. As capacitações ocorreram nos Municípios de Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho e Palmas, tendo como objetivo ensinar, de forma teórica e prática, técnicas de combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar, manobras de RCP e desobstrução de vias aéreas, e uso aplicado às emergências dos meios de abandono, de forma segura e organizada.

Para a realização do plano de abandono, os brigadistas auxiliaram a evacuação dos alunos especiais das APAEs, que foram encaminhados à um local escolhido pela direção de cada colégio como ponto de encontro.

Apesar de não existir, até o momento, uma metodologia especifica para a realização do plano de abandono nas APAEs, buscou-se orientação pelos modelos já aplicados nas escolas regulares, adaptando meios e técnicas para esta condição diferenciada, visto que grande numero de pessoas não conseguem se locomover sem auxílio, o que torna a evacuação mais demorada e perigosa, necessitando de uma atenção especial por parte do corpo docente para o êxito nas ações.

Outra forma de auxílio, e que também foi sugerido durante as instruções em cada APAE, a ser gerenciado pela direção, é a ação preventiva, de forma que o corpo docente e direção da entidade busque orientar e conscientizar as pessoas que residem ou trabalham próximas à APAE, de forma que possam ajudar a escola a conduzir os alunos a um local seguro de forma mais rápida.