Bombeiros fazem simulado de acidente de trânsito em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Capanema 30/05/2017 - 11:24

Ação marca o Dia Estadual de Prevenção a Acidentes de Trânsito (27 de maio) e serve para demostrar novos equipamentos adquiridos com recursos de projeto da Justiça Federal.

A prevenção de acidentes no trânsito está sendo intensamente discutida ao longo deste mês na Campanha Maio Amarelo e para acentuar ainda mais a importância do tema o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão (3º SGBI), com apoio de vários órgãos e entidades, realizou na manhã deste sábado (27), simulado de acidente com múltiplas vítimas. A ação ocorreu de forma simultânea em Francisco Beltrão, no Calçadão Central, em Dois Vizinhos, na Praça da Amizade e também em Capanema, na Avenida Brasil, em frente à Prefeitura Municipal.

Além do objetivo principal de sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos sobre os perigos do trânsito, nesta oportunidade o 3º SGBI utilizou os novos equipamentos viabilizados por meio do projeto de destinação de recursos do pagamento de prestações pecuniárias, da 1ª Vara da Justiça Federal de Francisco Beltrão. Foram adquiridos protetores de Air-Bag, almofadas pneumáticas, estabilizador universal, suporte para cilindro expansor e cortador manual de vidros. O investimento passou de R$ 83 mil reais e beneficiará toda a população dos 27 municípios que fazem parte da área de abrangência do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão. Somados aos desencarceradores hidráulicos enviados anteriormente pelo Governo do Estado, completam o Kit de Resgate Veicular nos 3 quartéis de bombeiro militar do 3º SGBI, melhorando muito a resposta da retirada das vítimas presas em ferragens, além de trazer mais segurança para as equipes que trabalham nas ocorrências.

Apenas na área do 3º SGBI, no ano de 2016 foram registrados 1.138 acidentes de trânsito, com 1.311 vítimas e 49 óbitos. Neste ano, já são 458 ocorrências, com 561 vítimas e 10 óbitos.