Bombeiros ganham sistema de previsão e alerta de cheias 26/09/2016 - 14:20

No dia 22 de setembro de 2016 foi inaugurado no 3° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Francisco Beltrão, um sistema de monitoramento, previsão e alerta de inundações para o Rio Marrecas, com intuito de mitigar desastres a cerca de seis mil pessoas que moram nas imediações de suas margens. Estava presente no evento de inauguração o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Humanos, Antonio Carlos Bonetti, que prestigiou a apresentação do trabalho desenvolvido no 3° SGBI juntamente com o presidente do Instituto Águas do Paraná, Iran Rezende, diretores e professores da Unioeste, técnicos do Simepar, da Defesa Civil do Estado, o Major QOBM Antonio Schinda, comandante do 3°SGBI, bem como outros órgãos.

O dispositivo identifica e registra a variação do nível do rio, monitorando o volume das águas que, sob chuva intensa, pode atingir as casas onde moram cerca de seis mil pessoas, em Francisco Beltrão. O novo medidor vai prever a altura da água do rio e os dados serão integrados ao sistema de previsão de chuvas.

A integração dos equipamentos instalados passará dados em tempo real sobre as condições do nível do rio com até cinco dias de antecipação para a Defesa Civil Estadual, Simepar e Instituto Águas do Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Segundo o Secretário de Estado do Meio Ambiente: “Será possível monitorar com antecedência, mobilizar a população, os departamentos da Prefeitura para que auxiliem em caso de alagamentos e outras ocorrências, cada vez mais frequentes em função dos constantes fenômenos climáticos”. Ressaltando assim a importância desse equipamento para a cidade de Francisco Beltrão.

Para próxima etapa do projeto foi apresentado um sistema de alerta pela Defesa Civil Estadual, em que sirenes alertarão a população sobre riscos, indicando a necessidade de evacuação das áreas.