Bombeiros realizam encontro cinotécnico 16/04/2018 - 14:10

Foi realizado na sede do 2° Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco o primeiro encontro cinotécnico da região com o tema “Busca por Odor Específico”. O evento ocorreu nos dias 13 e 14, com aulas teóricas no quartel e atividades práticas em diversos locais da cidade, visando criar diferentes ambientes que são encontrados nas ocorrências do dia-a-dia.

O curso foi ministrado pelo Cabo Cattoni da Polícia Militar de Santa Catarina e reuniu mais de 30 participantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oriundos da Polícia Militar, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Agentes do DEPEN e Guardas Municipais.

O objetivo principal desse encontro é repassar e debater técnicas de busca com cães por odor específico, visando aprimorar a atividade que é constantemente solicitada tanto pelas forças policiais como para o Corpo de Bombeiros.

A técnica apresentada, explanada e treinada consiste na busca de uma pessoa em específico através do odor da pessoa deixado num objeto, como uma chave ou uma peça de roupa, por exemplo. Numa situação de vítima desaparecida numa área de mata o cão poderá encontrar várias pessoas, podendo ser policiais, bombeiros ou outros que estiverem no local, no caso da busca por odor específico, o cão buscará apenas aquela pessoa em especial que lhe foi dado o cheiro através de um objeto.