Bombeiros realizam instrução prática de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em uma casa de eventos de Guarapuava 27/04/2017 - 17:40

Na manhã desta quinta-feira (27)  foi a instrução prática de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em uma casa noturna de Guarapuava. Contou com a participação de mais de 25 bombeiros do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (5ºSGBI) e cinco viaturas operacionais, sendo duas Auto Ambulância, duas caminhonetes de Busca e Salvamento e um Caminhão de Combate à Incêndio.

O local tem uma capacidade de lotação para 1500 pessoas e possui sistema preventivo contra incêndio e pânico.

O simulado teve o apoio de diversos militares, sendo 70 (setenta) do 26° GAC que participaram como vítimas diversas e de 5 (cinco) policiais do 16° BPM que atuaram no isolamento do local e orientação do trânsito.

Instrução como essa promove a interação entre os diversos órgãos públicos que poderão ser acionados em situações reais.

O curso de SCI está previsto no 1º Ciclo do Plano Anual de Instrução 2017 do Corpo de Bombeiros, sendo composto por cinco módulos na plataforma de Ensino a Distância e um módulo prático.

O objetivo do simulado é colocar em prática os conhecimentos adquiridos e pontuar possíveis melhorias para o atendimento em ocorrências com múltiplas vítimas, as quais são de alta complexidade para o gerenciamento do Corpo de Bombeiros, uma vez que podem extrapolar a capacidade de resposta envolvendo outros órgãos de atendimento.