Bombeiros realizam qualificação de mergulhadores 10/04/2017 - 16:39

Na quinta feira (6) encerrou a instrução de qualificação de mergulho de segurança pública do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente. Com a participação de 4 bombeiros da 1ª Seção de Bombeiros de Pato Branco, 2 bombeiros da 2ª Seção de Bombeiros de Coronel Vivida, 2 bombeiros da 3ª Seção de Bombeiros de Palmas e 2 bombeiros do Estado Maior.

A instrução foi coordenada pelo Tenente Alexandre Saboia Ferreira, auxiliado pelo Soldado Welington Vieira Rodrigues e Soldado Diego Giordani, o Curso de Mergulho Autônomo do Corpo de Bombeiros do Paraná (C-Maut).

A instrução teve a carga horária de 90 horas aulas, com o objetivos rever e atualizar os conhecimentos e padronizar os conceitos, táticas, técnicas e conhecimentos sobre busca aquática.

No curso foi abordado conceitos aplicados a prática do mergulho, equipamentos, tabelas não descompressivas, física e fisiologia, técnicas de buscas, todos estes conceitos vistos de forma teórica em sala de aula e na prática realizada nas piscinas do Clube Grêmio Industrial Pato-branquense.

No alagado do Rio Iguaçu também foram realizadas instruções como técnicas de busca, reflutuação de objetos e noções básicas de manutenção de motor de popa e operações com embarcações.

Os bombeiros tiveram oportunidade de realizar uma visita técnica ao Hospital Pilar a fim de conhecer e entender o funcionamento da câmara hiperbárica e em seguida ao litoral do Estado onde realizaram mergulho de orientação marítimo.

Com as instruções de qualificação e requalificação realizadas no mês de março e abril, o 2ºSGBI passa a ter em seus quadros 22 mergulhadores, aproximadamente 20% das praças, aptos às atividades de busca aquática.