Bombeiros recebem palestra sobre riscos de atuação em espaços confinados 25/05/2017 - 15:18

Na noite de quarta-feira (24), integrantes do Corpo de Bombeiros do Litoral, juntamente com convidados do SAMU e Hospital Regional do Litoral, reuniram-se para uma importante palestra sobre atuação em "espaços confinados". A oportunidade surgiu aproveitando a presença na região da especialista na área, Paula Scardino, a qual aceitou prontamente o convite para uma rápida aula aos profissionais de atendimento emergencial. Durante duas horas, a instrutora repassou muito conhecimento sobre as características e perigos dos trabalhos em locais restritos e não adequados à presença humana, como tanques e porões de navios, além de demonstrar os equipamentos necessários para a atividade e suas características.

Os trabalhos em ambientes confinados são de alto risco e, infelizmente, resultam na morte de muitos trabalhadores todos os anos. Neste cenário, as equipes de emergência, ao chegarem para atender incidentes, acabam expondo-se aos mesmos perigos. Por isso, treinamentos como este, são de extrema necessidade para garantir a segurança dos resgatistas e bem atender a população.

Paula Scardino atua na área de espaços confinados há mais 20 anos, tendo participado efetivamente da criação e atualizações da NBR 14.787, atual 16.577 da ABNT, Norma Brasileira para Trabalhos em Espaços confinados. Atualmente faz auditorias em plataformas de petróleo, presta consultorias para grandes empresas, além de atuar como instrutora permanente de disciplinas da área de espaços confinados para os cursos de Produtos Perigosos e Salvamento Terrestres da Escola Superior de Bombeiros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

GALERIA DE IMAGENS