Bombeiros resgatam amigos de Santa Catarina e Porto Alegre 04/02/2016 - 14:59

No final da tarde do dia 1º fev. 16, por volta das 18h00min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a busca de três amigos que se perderam na trilha da tartaruga, localizada entre Morro Monte Cristo e o Morro das Antenas região das elevações próximas ao pedágio da BR 376, no município de Guaratuba.

Eduardo Nesi Bubicz, Pedro Klein Siemion, Vinicius da Silva Oliveira, de 24, 29 e 21 anos possuíam certa experiência com trilhas, porém não conheciam muito bem o local. Os amigos informaram que saíram da trilha e não conseguiram mais achar o caminho de volta. Por estarem cansados da caminhada e perdidos fizeram contato com o Corpo de Bombeiros solicitando o socorro.

Na sequência foram iniciadas as buscas por duas equipes, sendo uma terrestre e outra aérea. Durante o inicio dos trabalhos foi realizado contato com grupo e verificou-se que os mesmos estavam equipados com barraca, água e sem ferimentos. Devido à dificuldade de acesso por ser um terreno íngreme de difícil progressão, pelas condições climáticas e por possuírem alimentos para mais um dia, as buscas foram interrompidas às 20h40min com previsão de retorno as 07h00min do dia seguinte. Esta informação foi repassada aos três amigos para que os mesmos pudessem ficar tranqüilos e aguardassem o retorno dos trabalhos

No inicio da manhã do dia 02 fev. 16 uma equipe terrestre formada por três bombeiros e 02 voluntários do GRM (Grupo de Resgate em Montanha) de Joinville retomou as buscas, iniciando a subida do morro as 08h00min.

A equipe deslocou com rastreadores e foram monitoradas em tempo real, permitindo que o Coordenador das buscas, Capitão Frazatto, conseguisse acompanhar a progressão do atendimento, bem como potencializar o gerenciamento de recursos de acordo com a necessidade da operação.

Por volta das 12h30min as vitimas foram localizadas e estavam ilesas. Após se alimentarem foi iniciado o regresso de todos.

Após quase 4 horas de decida, por volta das 16h20min, as vitimas foram entregues aos familiares que aguardavam no Sant Par - Fabrica de Queijo, próximo a base do Morro na BR 376 sem ferimentos e sem necessidade de atendimento por equipe médica.

O Corpo de Bombeiros agradece ao apoio do GRM de Joinville e alerta para os cuidados que devem ser tomados quando for realizar atividades de caminhadas em trilhas.

Nesta temporada já forma realizados cinco resgates de pessoas, evite que este número seja aumentado:

Procure sempre fazer as trilhas com guia ou com pessoas que conheçam o lugar;

Evite sair da trilha;

Informe um responsável sobre o percurso que será realizado e a duração da atividade;

Utilize calçados e roupas adequadas;

Tenha sempre água e alimentos de reserva;

Procure levar objetos ou matérias para possíveis emergências.