CBMPR envia mais 52 bombeiros para missão de ajuda no RS 11/09/2023 - 11:57

O Paraná segue mobilizando recursos em apoio ao Rio Grande do Sul, que vive drama humanitário em função dos estragos causados por um ciclone extratropical. Várias regiões enfrentam enchentes e danos causados pelos fortes ventos. Pelo menos 42 mortes foram confirmadas e há 46 desaparecidos. Os desalojados somam mais de 8 mil em 88 municípios; mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas. Diante desse cenário de emergência, o Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR) enviou uma nova equipe para auxiliar as forças de segurança do estado vizinho. Neste domingo (10), mais 52 profissionais, em 15 viaturas, se deslocaram para a cidade de Arroio do Meio. Com esse reforço, o contingente paranaense em território gaúcho já chega a 63 bombeiros e três cães, realizando ações de busca, salvamento e ajuda humanitária, especialmente em locais de difícil acesso.

Pouco antes da saída do Comando do Corpo de Bombeiros, o Major Gabriel Greinert, Comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e líder desta nova equipe enviada para o Rio Grande do Sul, destacou o envolvimento dos profissionais do Paraná para a missão. “A gente fica muito feliz em ver bombeiros durante o feriado se voluntariando para ajudar um estado vizinho”, declarou. O envio da tropa, como parte da Operação Vale do Taquari, foi autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Tenente Coronel Fernando Ferreira Machado, comandante do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), destacou a atuação da Corporação e a importância da capacitação para enfrentar todo tipo de cenário e ocorrência. “O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está cada vez mais atuando em locais que precisem da gente. E vai capacitar cada vez mais nossos militares para atendimento de qualquer tipo de ocorrência.”

Os 52 profissionais que chegaram ao estado vizinho ainda no último domingo (10) é composto por bombeiros dos Comandos Regionais de Bombeiros (CRBM) de Cascavel, Londrina e Curitiba, e do Comando do Corpo de Bombeiros (CCB) e do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

“A situação é difícil, teremos que atuar com muita humanidade, entendendo o que as pessoas estão passando, sempre atentando para a nossa segurança e à das pessoas que estamos indo ajudar”, complementou o Tenente Coronel Machado.

Essa foi a terceira leva de apoio do Paraná ao Rio Grande do Sul. A equipe se junta aos 11 profissionais do Estado que já estavam em operação naquele estado. O Paraná havia enviado na quarta-feira (6) quatro militares do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Mais sete bombeiros e três cães chegaram entre sexta-feira (8) e sábado (9). A tropa paranaense na região conta com apoio de uma aeronave.

Fonte: ASSECOM/CBMPR