CBMPR forma a primeira turma de oficiais bombeiros após emancipação 31/07/2023 - 14:35

A formatura do Aspirantado 2023 na última sexta-feira (28) concluiu a etapa de ensino de 115 militares, dentre eles 93 policiais e 22 bombeiros militares, dos quais 6 são pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que há três anos ingressaram no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Agora, os formandos bombeiros militares na condição de aspirantes a oficial, serão enviados a unidades da Corporação de todo o estado para incrementar ações e procedimentos. A cerimônia foi presidida pelo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Hudson Leôncio Teixeira, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais e contou com a presença do Comandante do CBMPR Coronel Vasco.

As arquibancadas instaladas para acomodar os convidados e familiares ficaram lotadas. No palanque de autoridades, o Alto escalão da instituições da Segurança Pública, presenciaram a finalização da etapa de formação dos cadetes, que agora passam a integrar unidades operacionais e seções administrativas do CBMPR.

Ao longo da permanência na Academia do Guatupê, os aspirantes desenvolveram habilidades e técnicas essenciais para atuar na carreira bombeiro militar. Instruídos com conhecimento e experiência dos seus antecessores, também aprenderam que abnegação, sacrifício e determinação são valores que devem nortear decisões que farão ao longo da carreira.

Em dado momento da formatura, os cadetes depositaram numa grande caixa o espadim, arma símbolo do cadete, que carregaram ao longo da etapa de estudos. Depois, perfilados diante de uma imensa plateia, eles receberam das mãos de seus padrinhos a honrosa espada, arma do oficial, que simboliza o comando e a devoção à Corporação.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros parabeniza a primeira turma formada após a emancipação da instituição e conta com a dedicação e empenho de todos nesta nova carreira que se inicia neste momento histórico da corporação.