CBMPR participa de seminário de inovações em telecomunicações 01/09/2023 - 09:42

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, gestionou nesta terça-feira (29) a realização de um seminário destinado à apresentação e demonstração técnica de inovações tecnológicas voltadas à área de telecomunicações aplicáveis às atividades-fim das Forças de Segurança Pública do Estado do Paraná.

Estiveram presentes o Coronel QOBM Antonio Geraldo Hiller Lino - Subcomandante-Geral do CBMPR; o Sr. Hajime Sakamoto - Primeiro Secretário da Embaixada Japonesa no Brasil; o Sr. Masaru Furuya - Vice Cônsul do Japão em Curitiba; a Sra. Kumiko Abe e o Sr. Jefferson Akira Ferreira – Assessores do Consulado do Japão em Curitiba; o Sr. Masaru Saito, Diretor-Presidente da Empresa Japan Radio Company – JRC Brasil, empresa responsável pela apresentação da tecnologia; bem como representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, da Polícia Militar do Paraná, da Polícia Penal, da Polícia Civil, da Polícia Científica e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Na referida data, no período matutino, as autoridades do governo japonês acima nominadas foram recepcionadas no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros para uma visita de cortesia, com o intuito de trocar informações e experiências.

O evento em tela, sediado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), foi divido em duas etapas. A primeira, composta de explanação teórica sobre o funcionamento do sistema de comunicação portátil e sem fio móvel de 4ª geração (4G), combinado com um aplicativo extensível às missões críticas (ocorrências de grande vulto em locais remotos, escoltas e afins), por meio de uma solução do tipo MC-PTT com o fornecimento de voz, vídeo, comunicação de dados e compartilhamento de localização. A segunda parte do seminário foi destinada ao manuseio e teste prático dos equipamentos, sendo finalizado após esclarecimento de todas as dúvidas apresentadas pelos participantes.

Fonte: Subcomandante-Geral do CBMPR