CBMPR participa de simulado de operação humanitária durante a Operação Paraná III 28/08/2023 - 16:50

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná exibiu seu compromisso com esforços humanitários durante a Operação Paraná III, um exercício conjunto organizado pela Conferência dos Exércitos das Américas e liderado pelo Exército Brasileiro. A operação ocorreu de 13 a 18 de agosto de 2023 e contou com a participação de mais de 2.000 pessoas de 15 países das Américas.

Um contingente de aproximadamente 40 bombeiros militares do CBMPR - compreendendo elementos dos 4º, 6º e 9º Grupamentos de Bombeiros, 6º SGBI e do GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) desempenhou um papel vital no exercício humanitário simulado. A parte prática da operação ocorreu na região oeste do estado do Paraná, nos municípios de Medianeira, Missal, Santa Helena e Itaipulândia. A operação incluiu cenários fictícios, como resposta a deslizamentos de terra, acidente veicular com múltiplas vítimas e combate a incêndio em depósito de produtos perigosos.

A Coordenação Estadual de Defesa Civil do Paraná desempenhou um papel essencial no sucesso do evento, coordenando e executando uma variedade de atividades críticas. Sua atuação abrangeu desde logística até o cadastramento de vulneráveis e a entrega de donativos às comunidades afetadas.

O principal objetivo da Operação Paraná III foi replicar um exercício de assistência humanitária, similar ao realizado pelo Exército Brasileiro no Haiti, onde várias agências e nações colaboraram para prestar ajuda após um desastre. A participação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para demonstrar a organização em resposta a desastres e sua capacidade de integrar-se em operações multinacionais.

O exercício não mostrou apenas a prontidão para responder de maneira eficaz a emergências, mas também destacou o compromisso em trabalhar de mãos dadas com agências de outras partes das Américas.

A participação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná na Operação Paraná III, serve como testemunho de sua dedicação inabalável aos esforços humanitários e operações de socorro a desastres. Seu compromisso com a colaboração e a excelência estabelece um exemplo louvável para parceiros regionais e internacionais.

Fonte: Maj. QOBM Luís Eduardo Zarpellon - Direção do Exercício CBMPR