Cadetes da Escola de Formação de Oficiais finalizam período de estágio 07/07/2014 - 08:20

O 4° Grupamento de Bombeiros recebeu, no período de 12 a 27 de junho, cadetes do segundo e terceiro ano da Escola de Oficiais Bombeiro-Militar, para um período de estágio na Unidade.

Durante o estágio, os alunos acompanharam e participaram do desenvolvimento das atividades inerentes às seções administrativas do Estado Maior do Grupamento, do planejamento de instruções ao efetivo operacional do 1°SGB (Cascavel), bem como do planejamento e execução de atividades junto à escola de Formação de Soldados do 4° Núcleo de Ensino. Além do estágio administrativo, os cadetes também participaram do estágio operacional, este, para os cadetes do terceiro ano, os quais puderam colocar em prática os ensinamentos adquiridos nos bancos escolares para o correto atendimento das ocorrências das atividades fim, sob supervisão do Oficial de Socorro.

Participam deste período de aprendizado os cadetes do terceiro ano Rafael Antonio Carabagiale Fuck, Lucas dos Santos, Felipe Elias Costa Vaz e Vicícios Guerios Pereira e os cadetes do segundo ano César Cárdia Piana, Eduardo Henrique Langner Chelay e Ana Paula Inácio de Oliveira.

Ao final do período, os Cadetes realizam uma apresentação sobre o término do estágio aos Oficiais do Grupamento, ressaltando as principais atividades administrativas e operacionais realizadas, bem como apontamentos, críticas e sugestões. Após a apresentação, o Comandante do 4° GB, Major Fernando Raimundo Schunig agradeceu a presença dos Cadetes e destacou a importância dos estágios na vida do futuro Oficial do Corpo de Bombeiros. Ao término da apresentação, foi realizada ainda uma confraternização de encerramento do período de estágio.

O estágio tem por objetivos principais possibilitar o acompanhamento e a execução supervisionada das atividades operacionais e administrativas desenvolvidas pelas Unidades do CCB, permitindo o desenvolvimento de uma sistemática integrativa, com expressiva contribuição na formação profissional do futuro Oficial, bem como oportunizar ao futuro Oficial a possibilidade de acompanhar as mais variadas situações envolvendo gerenciamento de ocorrências, fiscalização do efetivo Bombeiro-Militar e outras missões inerentes ao Oficial, tanto no campo administrativo quanto no operacional.