Cães de busca do Corpo de Bombeiro fazem doação de sangue. 29/05/2023 - 08:41

Na última quinta-feira, quatro cães do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná fizeram doação de sangue, iniciativa do Canil do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

Nesta oportunidade foi a vez dos labradores Nix e Bruce, da golden retriever Joy e do pastor-belga-malinois Horus, todos cães de serviço de busca de pessoas.
O Canil promove a doação de sangue de seus cães com benefício mútuo, para o laboratório que recebe suprimento para outros cães que precisem e para o canil que tem acesso aos suprimentos sanguíneos de forma gratuita, se necessário, bem como aos exames laboratoriais que podem indicar alguma moléstia. Além desses, os animais também recebem o suporte veterinário e medicação.
As doações no caso de cachorros são realizadas com um intervalo mínimo de seis meses, para dar tempo de o animal repor o volume doado e a quantidade de células vermelhas. Em média são coletados 450ml de sangue por animal acima de 25 kg (grande porte) e com idade de 2 a 8 anos. No GOST, os cães pesam em média 30 kg. Por serem animais de serviço, ganham folga de um dia e meio após a coleta, bem como ganham petiscos e brincam. Devido à necessidade de eventuais emergências, os cães revezam as doações por grupos, para sempre ter cães disponíveis para buscas.

Grande parte desse sangue coletado vai para cães que desenvolveram anemia, estes pacientes acabam consumindo cerca de 95% do volume de sangue coletado todos os meses, sendo bem menor o número de pacientes com traumas que necessitam de transfusões.

A doação pode ser feita por outros animais que não sejam de busca. A captação do sangue é feita sem o uso de sedativos. Por conta disso, é importante que os doadores sejam dóceis para que permaneçam por cerca de 10 minutos imóveis, sem prejudicar a coleta. Os cães precisam ter as vacinas em dia. No caso das fêmeas, os tutores devem aguardar cerca de 15 dias desde o último período fértil (cio) e se certifiquem de que ela não está esperando filhotes.

Cada animal pode realizar no máximo quatro doações por ano, ou seja, uma a cada três meses. Para garantir que não ocorra a contaminação do sangue, a equipe do laboratório utiliza as mesmas bolsas usadas na coleta de sangue humano.

A bolsa fica em repouso por uma hora, o sangue é centrifugado e são separados os hemocomponentes. O plasma é congelado e as hemácias vão para uma geladeira própria. Dependendo do tipo, o plasma pode durar até um ano, e o concentrado de hemácias, com o manitol, um suplemento para elas ficarem bem, dura até 35 dias.

Por conta dos critérios para a doação, cães de raças que desenvolvem maior porte acabaram se tornando referências para os pacientes diagnosticados com anemia ou que tenham sido vítimas de acidentes. Dentre os doadores, a maior recorrencia é de das raças: rottweilers, labradores, além de cães das raças pit bull, akita, são bernardo, pastor alemão e golden retriever.

Confira nossa galeria de imagens para conhecer de perto os nossos heróis caninos que modelaram para as fotos logo após a coleta.