Capacitação de Resgate em Estruturas Colapsadas Nível Leve 22/02/2016 - 13:35

De 22 a 26 de fevereiro de 2016, o Oitavo Grupamento de Bombeiros - Litoral - estará promovendo a Capacitação de Resgate em Estruturas Colapsadas Nível Leve, no seu Centro de Treinamento na cidade de Guaratuba - PR. O método foi desenvolvido com base nos parâmetros estabelecidos pela agência INSARAG, que compõe a ONU, e objetiva formar equipes de primeira resposta para o atendimento mais eficiente, em nível local, dos desastres envolvendo desmoronamentos de estruturas e soterramentos. Cabe ressaltar que, atualmente, grandes corporações de todo o mundo têm adotado os padrões desta agência como fundamento para suas atuações em várias atividades.

Os treinamentos foram possibilitados por uma parceria do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, o qual já é credenciado junto à INSARAG como órgão certificador e disponibilizará toda a equipe de instrutores que ficará à disposição dos paranaenses por toda a semana.

Guaratuba foi a cidade escolhida para as instruções não apenas por abrigar um centro de treinamentos do corpo de bombeiros devidamente estruturado, mas também por ter grande simbolismo para a comunidade paranaense. Em Janeiro de 1995, na triste manhã do dia 28, 29 pessoas morreram com o desabamento completo do Edifício Atlântico, que se localizava no balneário Brejatuba. Esta foi a maior ocorrência de desabamento do estado e uma das mais importantes do Brasil.

Participarão da capacitação trinta oficiais bombeiros, sendo ao menos um representante de cada unidade do estado. Desta forma, pretende-se propagar a doutrina por todo o território do Paraná, além de formar, pela primeira vez no estado, uma equipe certificada internacionalmente para a atuação em desastres locais que envolvam colapsos estruturais. Os alunos formados, já de imediato estarão comprometidos a repassar os conhecimentos adquiridos ao efetivo, com foco nas escolas de formação de soldados que iniciam-se também no dia 22 próximo.

Os encontros serão de segunda à sexta, das 7h30min às 18h00min, sendo que as aulas práticas acontecerão na terça, quarta e quinta no período da tarde.

O Centro de Treinamento do 8º Grupamento de Bombeiros está sito à Rua Antonio Rocha, n. 596, em frente à sede do Corpo de Bombeiros de Guaratuba.