Ciclo do EaD encerra com Instrução Prática do BREC 06/10/2016 - 16:54

Ao longo do ano os bombeiros militares do Paraná realizam ciclos de Ensino à Distância (EaD Bombeiros) para manutenção do conhecimento técnico da atividade Bombeiro Militar.

Neste último ciclo, o tema estudado foi BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), que consiste na busca e resgate desenvolvidos em espaços destinados ao uso humano que, em virtude de um fenômeno natural ou provocado pelo homem, sofre danos consideráveis em seus elementos estruturais, principalmente nos de base e sustentação, produzindo destruição parcial ou total, mas restando espaços vitais isolados que podem permitir a sobrevivência de pessoas presas em seus escombros ou, então, o resgate dos cadáveres que estejam no local.

No mundo essa a atividade é bem difundida, tem, inclusive, doutrinas bem desenvolvidas sobre, principalmente naqueles países em que grandes desastres naturais (como terremotos e tsunamis) são constantes. Porém, no Brasil/Paraná ainda é um assunto relativamente novo.

Para encerrar o ciclo, está sendo realizada uma atividade prática de BREC, com todo efetivo de Cascavel, visando o aprimoramento do conhecimento teórico.