Comando Geral do CBMPR participa do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais 15/08/2023 - 10:12

Aconteceu dia 14 de agosto o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais que promoveu um evento com o propósito de discutir e apresentar soluções para a prevenção e mitigação das consequências das mudanças do clima.
O evento contou com a participação do Comandante Geral do CBMPR, Cel. Vasco, juntamente com outras autoridades, que assinaram um protocolo de intenções voltado para a realização de ações destinadas a minimizar os impactos gerados pelas mudanças climáticas.
Diversas autoridades discursaram e contribuíram para o diálogo sobre esse tema crucial.
Foram apresentados projetos de estudos do Governo do Estado relacionados a gestão de resíduos, das bacias hídricas, o Poliniza Paraná, além dos estudos em outros estados.
O Simepar apresentou o projeto Paraná Clima, em vigor desde 2020, que visa prever mudanças climáticas através da compreensão da natureza e tendências climáticas. Também comentou sobre o sistema de alertas, através de sistemas com modelos computadorizados e protocolos de ações.
Eduardo Alvim, Diretor Presidente do SIMEPAR, enfatizou a necessidade de ações de mitigação e adaptação, destacando a abordagem coletiva como meio para conscientizar a comunidade sobre a importância de enfrentar esses desafios.
O IAT trouxe à tona a preparação de municípios sustentáveis para combater desastres, destacando a integração entre órgãos públicos e privados como um elemento crucial nesse processo.
Norberto Ortigara, Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), ressaltou que o Paraná adota um modelo agropecuário sustentável, visando minimizar os impactos ambientais, dado que cerca de 80% do território é dedicado a essa atividade.
O Vice-Governador do Paraná, Darci Piana, enfatizou a importância da responsabilidade individual nas ações relacionadas ao meio ambiente, destacando a necessidade de consciência e atitudes que contribuam para a preservação ambiental.
Ao final do evento participaram de uma mesa redonda o Sub-Comandante Geral do CBMPR, Cel Hiller, Cap. Gomes, Chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), o Diretor Presidente do Simepar, Eduardo Alvim e o Diretor do Meio Ambiente (Sedest), Gustavo Sbrissia. Na oportunidade foram apresentadas as ações de resposta do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná frente às mudanças climáticas, exposta a estrutura da Defesa Civil do Paraná, a atualização dos dados da Simepar e a importância da integração entre os órgãos para que as ações ocorram de maneira efetiva.
O fórum reuniu diversos especialistas e autoridades comprometidos em enfrentar os desafios das mudanças climáticas de forma colaborativa e abrangente.

GALERIA DE IMAGENS