Comando do 1º Grupamento de Bombeiros Ministra Palestra Sobre Segurança Contra Incêndio e Pânico 21/09/2017 - 16:00

Na tarde desta segunda-feira (18), foi ministrada no SEBRAE, pelo Comando do 1º Grupamento de Bombeiros, uma palestra para os alunos do CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos), CFSd (Curso de Formação de Soldados), ambos do Centro de Ensino e Instrução e militares do 1ºGB que atuam nas áreas de prevenção.

O Comandante do 1º GB, Tenente Coronel Prestes ministrou palestra sobre o tema " AS RESPONSABILIDADES NO PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO." E o Subcomandante Major Altemistoncley Diogo Rodrigues, palestrou sobre : "SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS, competências, poder de polícia, aspectos penais e administrativos".
Ressalta-se que o conteúdo da referida palestra foi um módulo do Ensino a Distância (EAD) do Corpo de Bombeiros, em agosto deste ano.
O Comandante Tenente-Coronel Samuel Prestes salientou que: "A Segurança Contra Incêndio e Pânico depende da atuação de diversas entidades e pessoas, todos os atos praticados pelos agentes implicam em assumir seus efeitos.

As responsabilidades se dão por conta da seriedade com que se reveste uma situação que coloca em risco a vida de pessoas, o meio ambiente e o patrimônio. O processo preventivo, portanto, é uma tríade entre o Ente Público, Profissionais Técnicos e os Gestores, cada qual com seus deveres pra com o assunto. Em se mantendo esta tríade em harmonia, pode-se falar em Segurança Contra Incêndio, caso contrário, está relegando-se esta segurança ao acaso."
O Subcomandante Major Diogo, com a palavra: " A disseminação do conhecimento possibilita que os militares estaduais tenham capacidades de identificar possíveis desvios de conduta, e saibam como agir. Desta maneira, teremos uma maior fiscalização, e em tese, algum caso isolado, não venha a manchar a imagem da maioria e de uma instituição centenária, que tem por objetivo a preservação da vida e do patrimônio".

O Comando do 1ºGB agradece a participação dos militares envolvidos nesta palestra e enfatiza a importância de conhecer as competências e responsabilidades a que estamos sujeitos no âmbito da Segurança Contra Incêndio e Pânico.