Comemorações alusivas ao 104º aniversário do Corpo de Bombeiros do Paraná 11/10/2016 - 09:30

O 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente iniciou na noite do dia 30 de setembro, as comemorações alusivas ao 104º aniversário do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na oportunidade foi realizado um culto de ação de graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Central em Pato Branco. Estavam presentes no culto, oficiais e praças do 2ºSGBI, militares do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar de Santa Catarina, militares da reserva da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, e familiares. Esteve presente também o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Ten.-Cel. QOPM Everon Cesar Puchetti Ferreira e o Cel. QOBM Fábio Mariano de Oliveira, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, preletor da noite, que trouxe aos presentes uma palavra inspiradora baseada no Salmo 103. Foi uma noite de celebração, louvor, adoração e congraçamento entre bombeiros, amigos e a comunidade evangélica local, cuja liturgia contou com a participação de vários bombeiros nas apresentações e ainda com a participação dos alunos do Curso de Formação de Soldados que apresentaram uma canção.

No dia 6 de outubro, pela manhã, na sede do 2ºSGBI, aconteceu a solenidade militar, que foi prestigiada por autoridades civis e militares, profissionais da imprensa, bombeiros da reserva, bem como familiares e amigos deste Subgrupamento. Na oportunidade foram entregues Medalhas Policial Militar aos bombeiros que completaram 10 e 20 de serviços respectivamente prestados a corporação, e também, a Sd. QPM 2-0 Tatiana Correa Alves da Costa que recebeu a medalha de sangue por ferimento em serviço.

No dia 6 de outubro foi realizada também a 3ª etapa, da 4ª Edição, da Competição Técnico-profissional e Esportiva do 2ºSGBI, etapa essa especialmente preparada para a data de aniversário da corporação. Ainda no período da manhã foi realizada as provas de atletismo com destaque para a prova de 400 metros com obstáculos, onde a cada 100 metros o bombeiro colocava uma peça do EPI de combate a incêndio. No período da tarde foi realizada a prova do cabo de guerra aquático e na praça central de Pato Branco aconteceu a prova da pista de maneabilidade, prova essa prestigiada pela população que passava pelo centro.

No dia 7 de outubro pela manhã, aconteceu o café para os bombeiros da reserva. Na ocasião cada bombeiro falou sobre sua vida profissional enquanto militar da ativa e do período que se encontra na reserva remunerada. Foram momentos especiais, com muitas histórias, momentos descontraídos e com manifestações de contentamento pela lembrança, na data de aniversário da corporação, de quem tanto contribuiu para o crescimento da instituição.

Na noite de 8 de outubro foi realizada na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro de Pato Branco, a missa em Ação de Graças pela passagem da data. Participaram da missa oficiais e praças do 2ºSGBI e seus familiares. A igreja estava lotada para a celebração, que foi conduzida pelo Frei Neuri Francisco, Pároco local, e a liturgia contou ainda com a participação também dos bombeiros do 2ºSGBI. O Frei Neuri, nas suas palavras, destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros, invocando a proteção de Deus para os Bombeiros. Ao final da celebração o Frei convidou todos os bombeiros presentes para se colocarem à frente para agradecimentos e cântico de parabéns pelos 104 anos da corporação.

Dando continuidade às comemorações alusivas aos 104 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, no dia 9 de outubro foi realizada uma ação com as crianças, filhos dos funcionários da empresa Atlas Eletrodomésticos. Aproximadamente 550 crianças receberam orientações sobre como evitar acidentes domésticos e ao final foram presenteadas com um caminhão de bombeiros de papel (dobradura) para montagem.

Os eventos foram amplamente divulgados pela imprensa local.

Fotos e vídeos dos eventos estão disponíveis para visualização no Facebook do “Corpo de Bombeiros – 2ºSGBI Pato Branco”.