Coronel Gerson Gross assume o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. 29/01/2021 - 19:30

Na manhã de hoje (29) ocorreu em Curitiba, a transmissão de cargo do Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná.
O Coronel Samuel Prestes realizou a passagem ao Coronel Gerson Gross, que comandava a Academia Policial Militar do Guatupê.

O evento contou com a presença do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, a Primeira-Dama Luciana Saito Massa, Secretário de Estado da Segurança Pública Cel. Romulo Marinho Soares, Chefe da Casa Civil Guto Silva, Presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, Deputado Estadual Coronel Lee, Comandante da PMPR Coronel Péricles entre outras autoridades civis e militares.

Além do ato principal da solenidade, foi realizada a entrega de mais 14 novas ambulâncias e 06 caminhões de combate a incêndio, os quais são oriundos da Secretaria de Estado e Segurança Pública e também do Programa “Paraná mais Cidades”, por intermédio da Secretaria de Saúde, totalizando um investimento de R$7,8 milhões, tendo como resultado 272 viaturas adquiridas para renovação da frota neste período.
     As novas viaturas serão empregadas por várias regiões de nosso Estado, auxiliando nos atendimentos à população paranaense.
     Como ato seguinte, foi realizada uma homenagem ao Governador do Estado do Paraná, em que ele foi condecorado com a Medalha de Mérito Nacional dos Bombeiros Militares do Brasil, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira. Ainda em agradecimento, o Governador Ratinho Junior recebeu uma placa onde constam as bandeiras dos estados brasileiros, as quais o Corpo de Bombeiros do Paraná participou em operações com apoio no envio de recursos materiais e também de pessoal.
     Logo após, foi realizada a entrega da Medalha Mérito de Operações Incêndio Florestal a um grupo representativo de 16 militares que atuaram no combate aos incêndios na região do Mato Grosso do Sul.
     Transmitidas as homenagens, deu-se início então ao ato de passagem de Cargo do Comando do Corpo de Bombeiros, o qual foi presidido pelo comandante da PMPR Coronel Péricles de Matos que também procedeu com leitura do elogio ao comandante sucedido.

“Como Comandante da centenária instituição bombeiro militar alcançou êxito durante o tempo que permaneceu à sua frente, pautando sua conduta e decisões no profissionalismo e na ética, o que refletiu em resultados positivos à Corporação e, principalmente, na melhoria de prestação de serviço à sociedade paranaense.” disse o Comandante da PMPR em sua fala.

O novo Comandante Coronel Gerson Gross, recebeu das autoridades presentes, votos de sucesso na nova caminhada que inicia, sendo elogiado pela sua renomada vida profissional.
Como forma de apresentação do novo comandante, ocorreu a leitura do seu currículo, o qual possui vasta qualificação e atuação em várias funções, além de inúmeras condecorações recebidas em reconhecimento ao trabalho realizado durante esses anos.
     “O Coronel Gross atua como instrutor na Academia Policial Militar do Guatupê há 25 anos, ministrando disciplinas como Combate a Incêndios, Materiais de Construção e desenho técnico ao Curso de Formação de Oficiais, disciplina de Trabalho de Comando e Estado Maior ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Planejamento Estratégico para Administração Pública ao Curso Superior de Polícia. Atuou como instrutor nos cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento de Praças em diversas disciplinas tais como: Combate a incêndios, Natação, Salvamento Aquático, Técnicas de elaboração de Instruções e Chefia e Liderança. É professor convidado no Curso de especialização latu sensu de Engenharia de Segurança Contra Incêndio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Por fim, no momento da fala das autoridades o Coronel Prestes, proferiu vários agradecimentos às instituições e pessoas que o auxiliaram durante o período que esteve à frente do Comando, assim como fez um breve relato sobre os principais projetos concretizados durante o biênio 2019-2020.

Ao final, o governador do Estado do Paraná parabenizou o comandante sucedido e desejou sucesso ao Coronel Gross que passa a assumir a nova função, a qual é composta por muitos desafios. Enfatizou ainda a importância e a credibilidade que o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná possui no cenário nacional, sendo uma instituição respeitada e com elevada capacitação profissional.

Imagens: Agência de Notícias do Paraná