Corpo de Bombeiros Acompanha Plano de Abandono em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) 13/08/2015 - 15:04

Ontem, 12 de agosto, o Corpo de Bombeiros de Cascavel acompanhou mais dois planos de abandonos em escolas municipais de Cascavel: CMEI Espaço e Vida, no bairro Santa Cruz, e CMEI Pedro Dambros, no bairro Alto Alegre. Todos os alunos, acompanhados de seus professores e dos brigadistas, encenaram uma ocorrência de sinistro que necessitaria da evacuação do local.
A atividade tem como objetivo qualificar os professores e funcionários para o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas.
O curso busca preparar estes profissionais para a execução de ações de Defesa Civil, a fim de promover ações concretas no ambiente de trabalho, com vistas à prevenção de riscos de desastres e preparação para o socorro, destacando-se ações voltadas ao suporte básico de vida, combate a princípios de incêndios e estabelecimento de planos eficazes de abandono.
Para tanto, os professores e funcionários das escolas iniciam o curso no ambiente à distância (EaD), no qual é disponibilizado material para estudo e prova teórica ao final. Posteriormente, são recebidos nas dependências do Corpo de Bombeiros de Cascavel para terem dois dias de treinamentos práticos de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios e também palestras de Defesa Civil. Finalizada essa etapa, estão aptos a planejar e concretizar o Plano de Abandono.
A responsabilidade da montagem e execução é da equipe de brigada escolar, formada por professores e funcionários, mas bombeiros acompanham as atividades para que dúvidas sejam sanadas, detalhes lembrados, orientações repassadas, visando melhorar a performance do plano.
O projeto é uma preparação para que os funcionários componham brigadas de incêndio, em atendimento ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e NPT (Normas e Procedimentos Técnicos) 017 – Brigadas de Incêndio.
Até o momento já passaram pelo ambiente EaD 35 CMEIs, divididos em 4 turmas, com total de 574 alunos. Até o final do projeto, pretende-se formar cerca de 3000 brigadistas.
Mais do que um curso momentâneo, o objetivo principal é levar os funcionários dessas instituições a construírem uma cultura de prevenção, prevenindo ou minimizando desastres.