Corpo de Bombeiros de Guarapuava inaugura simulador de Combate a Incêndio em tempo real - tipo container 07/11/2017 - 15:30

Na segunda-feira (6), no Posto do Corpo de Bombeiros do bairro Primavera, foram iniciadas as primeiras atividades utilizando o simulador de combate a incêndio em tempo real - tipo container.
Este simulador de parâmetros oficiais, é o 3º implantado no Estado, que anteriormente estavam somente instalados na RMC de Curitiba e na região Oeste - Toledo, destacando assim a importância estratégica de sua inserção na região Centro-Sul do Estado.

Estes treinamentos têm em sua característica intensas atividades práticas, com instruções de EPI e EPR, técnicas de progressão e estratégias e táticas de combate a incêndio em locais confinados. Os oficiais da unidade, futuramente replicadores deste treinamento, puderam conhecer equipamentos e técnicas introduzidas no cenário nacional pelo Corpo de Bombeiro do Distrito Federal.

Em curso realizado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, um oficial da unidade pode acompanhar as técnicas precursoras e introduzi-las no âmbito da corporação, estas que auxiliam nas operações de combate a incêndio e são extremamente aplicáveis aos ambientes tomados pelas chamas.

As atividades utilizaram do simulador em tempo real tipo container, onde além da visualização dos fenômenos do fogo e do emprego das técnicas de combate, os bombeiros comprovaram os atributos exigidos do combatente do fogo: resistência, persistência e equilíbrio emocional.

É importante salientar que o Corpo de Bombeiros, sempre em constante preocupação com a preservação ambiental, garante que esta atividade não agride o meio ambiente e está de acordo com as legislações em vigor.

FIQUE POR DENTRO:

Quando há fogo em um espaço fechado existe uma etapa onde a radiação térmica total gera nos combustíveis ali existentes a pirólise, quando os gases se tornam quentes e há partículas em suspensão. Caso tenha uma fonte de ignição, pode ocorrer uma súbita transição de um incêndio progressivo em um incêndio generalizado. A causa desta mudança de estado é chamada de flashover.