Corpo de Bombeiros de Piraquara capacita profissionais da saúde 12/05/2016 - 13:57

Foi realizada nesta quarta-feira (04), no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, no município de Piraquara, a Formatura do Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar, oferecido por meio de um convênio do FUNREBOM pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Piraquara, para profissionais da saúde que agora vão atuar também no atendimento básico a população em situações que envolvem urgência e emergência.

O curso de capacitação foi realizado no período de 25 de abril a 2 de maio do corrente ano, e formou 48 profissionais que atuam como motoristas da Central de Ambulâncias, que vão fazer parte do SAMU metropolitano e os que desempenham funções de atendimento direto ao usuário na Secretaria Municipal de Saúde.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Marcus Maurício de Souza Tesserolli, o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, Ten.-Cel. QOBM Abrão Mahmoud Filho, o Chefe da BM-8/CCB, Maj. QOBM Edson Manassés, o Chefe da B-3/ 6º GB, Cap. QOBM Cleber Daverson Luiz dos Santos, o comandante do 3º SGB/ 6º GB, 1º Ten. QOBM Flávio Ferreira Machado, o comandante do Corpo de Bombeiros de Piraquara, 1º Ten. QOBM Guilherme Augusto Picolotto, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Josimar Fróes, a Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Zanella, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Neivo Bertuzzi e demais autoridades militares e civis.

O 1º Tenente Picolotto, Comandante do Corpo de Bombeiros de Piraquara, destacou a importância da formação para os munícipes e profissionais. “Para nós do Corpo de Bombeiros é muito importante participar da capacitação dos servidores da saúde. Esta atividade é de extrema importância para nós munícipes e profissionais, tendo em vista que presenciamos diariamente situações em que a população acaba precisando de apoio especializado”.

Os alunos tiveram ao todo 16 horas/aula e foram submetidos a um simulado no final do curso. A Secretária de Saúde, Maristela Zanella, ressaltou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros, além do valor da qualificação. “Nós da Saúde e o Corpo de Bombeiros temos uma função semelhante, que é a de salvar vidas. Temos que destacar a importância desta parceria, tendo em vista a dificuldade em encontrar cursos de excelência para ministrar à nossa equipe”.

O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou da solenidade e enalteceu mais uma parceria de sucesso estabelecida pelo município. “Um dos grandes méritos desta gestão foi o reestabelecimento das parcerias para desenvolvermos o município e com o Corpo de Bombeiros não foi diferente. São várias ações conjuntas e ainda queremos ampliar nosso relacionamento com a corporação com a viabilização da construção da nova unidade em Piraquara”, ressaltou.

Durante a cerimônia foi feita a entrega dos certificados de conclusão do curso pelas autoridades presentes. Agora os profissionais estão qualificados para prestar um atendimento básico de urgência e emergência a população piraquarense.