Corpo de Bombeiros de Umuarama Realiza Reunião Científica com Profissionais do Samu 21/06/2016 - 16:10

Na noite de 17/06, o Corpo de Bombeiros de Umuarama sediou a 1ª Reunião Científica, contando com a participação dos militares do 6º SGBI e integrantes do SAMU da região.

A reunião teve como objetivo estreitar relações entre o Corpo de Bombeiros e SAMU, bem como atualizar os profissionais em assuntos de interesse de ambas as organizações. Contando com a participação de aproximadamente sessenta pessoas, entre profissionais do SAMU e bombeiros militares, incluindo militares do 3º Grupamento de Bombeiros, sediado em Londrina. A reunião teve duas pautas principais, apresentadas pelo Dr. Marcos Bittencourt: integração entre os serviços do Corpo de Bombeiros e SAMU e atualização do protocolo de RCP.

No que tange à integração, o Dr. Marcos trouxe experiências anteriores sobre como a integração SAMU x Corpo de Bombeiros funcionava em outros estados em que havia trabalhado, bem como situação atual no Grupo de Resgate e Atendimento de Urgência (GRAU), no estado de São Paulo. Dessa explanação surgiu o debate que levou a potenciais mudanças para a melhora da comunicação entre os entes, que certamente deve favorecer os cidadãos da área de atuação do 6º SGBI.

Por fim, foi realizada uma atualização e revisão do protocolo de intervenção em parada cardiorrespiratória, visando padronizar as ações tomadas pelos profissionais, seguindo as diretrizes da Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association – AHA).

Essa foi a primeira reunião com profissionais do SAMU e bombeiros militares, com a ideia de iniciar um ciclo de palestras e instruções a fim de melhoras o serviço prestado à sociedade da região noroeste do estado.

Ainda devemos ressaltar o empenho dos militares do 6º SGBI responsáveis pela realização do evento, que se dispuseram a realizar os contatos com o SAMU e surgiram com a ideia inicial: Sd. QPM 2-0 Araújo, Sd. QPM 2-0 Brandão e Sd. QPM 2-0 Victor, que não mediram esforços para a realização do evento.