Corpo de Bombeiros de Umuarama Realiza Simulado de Plano de Abandono Escolar 04/07/2016 - 15:53

No dia 28 de junho de 2016, os alunos do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares, junto com a coordenação do curso e demais oficiais da unidade, realizaram um simulado de plano de abandono no Colégio Tiradentes, sendo o primeiro a ser realizado no Estado do Paraná sem o conhecimento dos alunos e professores do colégio, somente com o conhecimento o diretor do respectivo colégio e o diretor do Núcleo Regional de Ensino.

A simulação envolveu um incêndio de grandes proporções em uma determinada área do colégio. Após o alerta de incêndio ser acionado os professores, sem saber o que realmente estava acontecendo e seguindo o treinamento pelo qual passaram, orientaram os alunos e funcionários e estabeleceram uma evacuação eficiente do local supostamente sinistrado, seguindo os preceitos do projeto Brigada Escolar.

Os alunos do CFSd 2016 foram divididos em equipes de combate ao incêndio, que desenvolveram uma linha para o combate ao suposto incêndio, uma equipe de resgate, que vasculhou sala por sala à procura de eventuais desaparecidos e auxiliando a retirada dos alunos, e uma equipe de socorristas prontos para atuar em caso de vítimas feridas.

O simulado foi visto como um sucesso tanto pela organização e pelo desempenho do efetivo do 6ºSGBI, bem como a atuação dos professores no controle de seus alunos e existe o projeto de realização de simulados deste modo pelo menos 3 vezes por ano nos colégios públicos, a fim de treinar alunos e professores e instruí-los como agir em um possível desastre real.