Corpo de Bombeiros divulga atendimentos no litoral do estado no fim de semana de natal 26/12/2016 - 16:00

Durante o fim de semana de Natal, a contar de sexta-feira (23) a domingo (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, através de sua unidade no litoral do estado, o 8º Grupamento de Bombeiros, registrou aumento significativo no registro de ocorrências. Este fenômeno é normal e até esperado, tendo em vista a chegada de muitos turistas que vêm de todo o Paraná e outras regiões para passar as festas de fim de ano próximos ao mar.
Ao todo, pelas frações da região, foram computados 4 Incêndios, 3 acidentes de trânsito e 15 atendimentos pré-hospitalares. Já no serviço de praia, desempenhado pelos Guarda-Vidas Bombeiros Militares, os números foram ainda mais expressivos: 2.661 Orientações, 980 Advertência, 13 Crianças Perdidas na areia, 52 Envenenamento por água viva e 31 Resgates aquáticos ou afogamentos.

Ocorrências de destaque:

No dia 24 de dezembro de 2016, por volta das 14h, foi atendida ocorrência de mal súbito, na Praia Brava de Matinhos. Um jovem de apenas 24 anos passou mal na areia, vindo a entrar em parada cardiorrespiratória. A região é guarnecida por Guarda-vidas Bombeiros Militares, que imediatamente iniciaram manobra de reanimação, tendo obtido apoio da equipe da Ambulância do Corpo de Bombeiros (CB) e do Helicóptero do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas (PBMOA). Amigos da vítima, que o acompanhavam no momento do incidente, informaram que o grupo, que é proveniente de Araucária, deslocou ao litoral de bicicleta no dia anterior e, desde então, o rapaz já apresentava sinais de mal estar e cansaço. Apesar dos esforços de todos os presentes, o jovem veio a óbito durante o atendimento.

Já no dia 25, aproximadamente às 19h, o atendimento foi por conta de um afogamento nas proximidades da Praia Central de Guaratuba. Um homem de aproximadamente 50 anos foi encontrado completamente submerso, já em parada cardiorrespiratória, por um Bombeiro de Santa Catarina, que o retirou até a areia e iniciou manobra de reanimação com apoio dos dois Guarda-vidas Bombeiros Militares do Posto de Guarda-vidas Volta das Canoas. Ainda reforçaram o atendimento mais dez Bombeiros Militares, além da equipe da Ambulância do CB, equipe da Polícia Militar e do Helicóptero PBMOA. Após aproximadamente 40 min de procedimentos em solo a vítima foi removida por aeronave para o Hospital Regional do Litoral. Não houve relatos de alguém ter visualizado o incidente, nem pedido de socorro.

O Corpo de Bombeiros orienta: antes de realizar qualquer tipo de atividade física, consulte um médico. procure nadar sempre em área supervisionada por Guarda-vidas e, preferencialmente, acompanhado.

NADE ENTRE AS BANDEIRAS

FONTE: Comunicação Social Bombeiro Militar do Verão Paraná 2016/201