Corpo de Bombeiros e Samu atendem ocorrência de afogamento em Presidente Castelo Branco 20/11/2023 - 09:23

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (20/11/2023) - O Corpo de Bombeiros Militar e o Samu Norte Novo foram acionados às 14h32min e 14h35min, respectivamente, no sábado (18) por meio das linhas 193 e 192 da Central Regional de Emergência - CRE em Maringá para atendimento de um afogamento em lagoa na área rural de Presidente Castelo Branco. Segundo um dos solicitantes, um jovem submergiu em uma represa na estrada Capelette. Por este motivo, as duas instituições despacharam de Maringá imediatamente a Aeronave Saúde 10 e duas caminhonetes de salvamento, e uma ambulância do posto de brigada comunitária de Nova Esperança. No total, 6 bombeiros militares, 2 agentes de defesa civil, 1 médico do Samu e 1 comandante de aeronave tiveram envolvimento direto com o atendimento.

Por se tratar de uma ocorrência que exige equipe multidisciplinar, afinal o Corpo de Bombeiros realizaria o salvamento e/ou busca do desaparecido submerso, enquanto o Samu prestaria o suporte avançado de vida, a tripulação do Saúde 10 foi remodelada para o atendimento. Com base em gestões realizadas na CRE, definiu-se que uma dupla de bombeiros militares comporia a equipe aérea em conjunto com o médico e o comandante da aeronave. Para tanto, o helicóptero fez um pouso no campo do 5º Grupamento de Bombeiros para embarque dos bombeiros, de onde seguiu até a represa. Em paralelo, por via terrestre, seguia o restante da equipe e materiais de mergulho autônomo (cilindros de ar e equipamentos afins).

Chegando na cena, os bombeiros militares que foram com o Saúde 10 entraram imediamente na água porque havia, de fato, a confirmação da submersão de um indivíduo há cerca de 40 minutos. Com base nas técnicas de Salvamento Aquático e levando em consideração orientação espacial das testemunhas, um dos bombeiros realizou o mergulho em apneia e, imediatamente, localizou o desaparecido a cerca de 3 metros de profundidade. Trazendo-o à superfície e, sequencialmente à terra, iniciaram-se os procedimentos de suporte avançado de vida conduzidos pelo médico do Samu, e que perduraram por mais aproximadamente uma hora.

A vítima apresentava afogamento grau 6, que é quando há parada cardiorrespiratória presente. Por isso, durante todo o atendimento foram realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar, intubação, administração de drogas e demais condutas previstas ao caso. Todavia, não foi possível impedir o óbito.

SINERGIA QUE SALVA VIDAS

O 5º Grupamento de Bombeiros, enquanto unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, é integrante da Secretaria de Segurança Pública e, por isso, opera segurança pública. A aeronave Saúde 10, por sua vez, integra as Operações Aéreas da Secretária de Saúde e, portanto, opera saúde. Buscando, então, somar seus esforços individuais para entregar um resultado ainda mais sólido, eficiente e eficaz à população, desde a implantação do helicóptero em Maringá no ano de 2017, somam-se 23 ocorrências integradas em que Corpo de Bombeiros e Saúde trabalharam em conjunto com a meta de reduzir tempo-resposta, afinal na emergência o tempo é um fator chave intrinsicamente ligado à chance de sobrevida dos traumatizados.

Da esquerda para direita na foto: 1º Sargento Alysson, Cabo Tainara e Médico Dr. Etore em deslocamento para ocorrência na aeronave Saúde 10.