Corpo de Bombeiros entrega reforma das instalações físicas da Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina 08/12/2015 - 10:00

As novas instalações da Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (04/12) com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato e do Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior. A reforma da estrutura, que sofreu um abalo estrutural no final de 2012, foi feita com apoio da Prefeitura Municipal da cidade, por meio do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), e custou mais R$ 58 mil.

A 4ª Seção de Bombeiros, situada à Rua Marechal Deodoro, 241, em santo Antônio da Platina, pertence ao 3º Subgrupamento de Bombeiros, sediado em Cornélio Procópio, que, por sua vez pertence, ao 3º Grupamento de Bombeiros, com sede em Londrina (PR). Ainda durante a solenidade, os comandantes anunciaram que a 4ª Seção de Bombeiros poderá, a partir do próximo ano, ser transformada em Subgrupamento Independente (SGBI) e atender ainda melhor os 22 municípios do Norte Pioneiro do Paraná.

Os projetos da obra já estão sendo finalizados, já foram licitados pelo Governo do Estado e o terreno já foi cedido pela União para a construção da nova estrutura. “Não estamos medindo esforços, com apoio do Governador Beto Richa e dos parlamentares da região, para que esta Seção, que tem uma progressão de crescimento muito consistente, seja elevada para SGBI e atenda ainda mais cidadãos”, destacou o coronel Tortato.

“A gente vê com muito bons olhos e com uma visão técnica também muito importante a necessidade da elevação da unidade de Santo Antônio da Platina para que possamos atender, de maneira mais eficiente, mais adequada, a comunidade local, principalmente porque uma unidade de SGBI tem autonomia administrativa para resolver uma série de questões diretamente com o comando em Curitiba”, completa o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Simiano.

Ainda de acordo com o Comandante-Geral, a melhoria das estruturas atuais, inauguradas nesta sexta-feira, “é uma demonstração de que a PM, responsável pela preservação da ordem pública e, por meio do corpo de Bombeiros, das atividades de defesa civil, do socorrimento público, do combate ao incêndio, prevenção ao incêndio, atua responsavelmente em todo o estado do Paraná, mas com grande ênfase, nesse momento atual, atendendo a região do Norte Pioneiro com estas novas instalações”.

De acordo com o coronel Simiano a parceria é muito importante para que o trabalho prestado seja de excelência. “Essa parceria espetacular que a gente tem com os municípios de apoio mútuo é fundamental, cada vez mais estamos convencidos de que sozinhos nós não chegamos a lugar nenhum, nos apoiando conseguimos fazer nosso trabalho da maneira como a população espera que nós façamos. Por isso, numa demonstração muito clara de parceria quero deixar aqui nosso agradecimento a todos que colaboraram para a realização desta obra estrutural”.

Após a reinauguração, o Comandante da 4ª Seção de Bombeiros, tenente Jefferson Gregório, firmou que a reforma é motivo de comemoração. “No ano de 2012 a estrutura sofreu graves danos e agora a conseguimos, graças à parceria com o município, através do convênio Funrebom, uma reforma e readequação de toda a estrutura oferecendo para os bombeiros militares uma estrutura e condições dignas de trabalho, tendo em vista que esta Seção é responsável pelo atendimento de cerca de 200 mil pessoas do Norte Pioneiro”, destaca. “Agora, certamente, o trabalho será continuado com a qualidade de sempre oferecida pelo Corpo de Bombeiros”, acrescenta.

No evento os colaboradores do projeto, pessoas que doaram uma parcela do seu tempo e dedicam respeito e amizade aos militares estaduais, especialmente aos Bombeiros de Santo Antônio, foram homenageados sendo eles autoridades e arquitetos. Uma benção foi feita às instalações pelo padre da cidade. Para encerrar a solenidade, as autoridades presentes descerraram a placa alusiva à data que será fixada na entrada da unidade. Após o término da solenidade, os convidados conheceram as novas instalações e puderam participar de um coquetel.

Estiveram presentes no evento, além do Comandante-Geral da PM e do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, o deputado estadual Pedro Lupion, o prefeito de Santo Antônio da Platina Pedro Claro de Oliveira Neto, o Presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Valdir Domingos de Souza, o Comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Antônio Carlos de Morais, o Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, o Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, major Ricardo Jammes Teixeira, o Subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros, major Ezequias de Paula Natal, o coronel Diniz da Reserva Remunerada da PM, o capitão Edvan Fragoso (representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária), arquitetos responsáveis pelo projeto do SGBI, o Chefe do Núcleo de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, Milton nascimento de Paula Filho, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros da região.