Corpo de Bombeiros inaugura monumento na Praça Rui Barbosa

12/12/2012 - 12:10

Um novo monumento agora engrandece a Praça Rui Barbosa, ponto turístico de Curitiba, localizada no centro da capital. Na manhã desta quarta-feira (12), às 11h, foi inaugurada a estátua alusiva ao centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Para dar início a solenidade, o comandante da tropa, Major Ércules Alves de Carvalho, pediu permissão ao Coronel Roberson Luiz Bondaruk , maior autoridade no local, para começar o evento. Também estiveram presentes o Coronel Adilson Castilho Casitas, a Madrinha do centenário, Sra. Fernanda Richa e demais autoridades.

O monumento, nomeado Centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná (1912-2012), foi de autoria de um dos membros da própria corporação, Sargento Bombeiro Militar Walmir Weber. Nele, encontram-se dois bombeiros, o que fica à frente utilizando o uniforme de combate, munido de modernos equipamentos, utilizados atualmente. O outro, usa o uniforme da época de fundação, em 1912. A obra segue uma linha imaginária, que liga a Biblioteca Pública do Paraná, antiga sede do Corpo de Bombeiros, com o Quartel do Comando, que fica na Rua Nunes Machado.

Por meio de peças de bronze, a estátua objetiva evidenciar a trajetória histórica do Corpo de Bombeiros do Paraná, enfatizando o combate a incêndios, atividade que originou a profissão. A escolha da praça não aconteceu por acaso. Em meados de 1913, a antes Praça da República, foi palco de manobras militares e solenidades. Hoje, depois de uma grande transformação na fisionomia urbana, ela contempla o coração de Curitiba, onde milhares de pessoas passam todos os dias para ir ao trabalho, à escola, ou apenas para matar o tempo.

“A inauguração deste monumento é uma homenagem a todos os bombeiros paranaenses, que ao longo dos últimos cem anos, amalgamaram nesta instituição os valores que tanto prezamos, e uma homenagem também aos bombeiros de hoje, que tão bravamente lutam pela conservação desses valores”, exaltou o Coronel Pombo, que completou dizendo: “de nada nos servem as viaturas, os equipamentos, os quartéis, se não tivermos homens e mulheres imbuídos dos mais elevado espírito de dedicação”.

Após os discursos, foi tocada, pela banda da Polícia Militar do Paraná, a canção Soldado de Fogo. Em seguida, foi dada a inauguração, realizada pelo criador, Sargento Weber, juntamente com as autoridades.

A corporação de bombeiros do Paraná, ao longo dos seus 100 anos, estabelece uma luta diária em prol da população, sendo preciso, por vezes, ariscar vidas. O novo monumento de Curitiba eterniza o reconhecimento dessa instituição centenária.

GALERIA DE IMAGENS