Corpo de Bombeiros promove treinamento para atendimento de ocorrências de deslizamento 03/07/2017 - 08:30

Entre os dias 20 e 29 de junho, o Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio do 8º Grupamento de Bombeiros, unidade do litoral do estado, realizou treinamento de técnicas para o atendimento seguro a ocorrências de deslizamento. Numa primeira etapa, cada aluno recebeu um dia de instruções teóricas, no auditório do quartel do Corpo de Bombeiros em Paranaguá. Na sequência, todos desempenharam 8 horas de atividades práticas, em espaço cedido pela Saibrera Moro, no município de Guaratuba, na divisa do estado com Santa Catarina.

O treinamento faz parte do Plano Anual de Instrução da unidade litorânea e seu público alvo foram todos os 26 chefes de socorro da região, escolhidos, neste primeiro momento, por se tratarem dos líderes das equipes de primeira intervenção à ocorrências em todas as cidades do litoral. Desta forma, os militares treinados serão capazes de comandar seus grupos de trabalho de maneira mais técnica e poderão replicar os conhecimentos adquiridos a todo o efetivo operacional.

Todas as etapas foram de responsabilidade do 1º Tenente Tadeu Perpétuo Nunes, que possui diversos treinamentos e especialização no tema. O instrutor ressalta que a ênfase das aulas foi nos procedimentos de segurança, tratando, por exemplo, de técnicas de autorresgate e escoramento. Com todo o conteúdo ministrado, as guarnições de resgate do 8º Grupamento de Bombeiros ganham ainda mais discernimento e solidez para bem atender à comunidade.