Corpo de Bombeiros vence 84 ºCorrida do Facho, em Curitiba 29/08/2023 - 10:49

A "Corrida do Facho" é uma tradição que transcende a mera competição esportiva. Iniciada em 1937 pelo Exército Brasileiro, este evento anual celebra a união entre militares, bem como a dedicação em servir à nação.
No dia 25 de agosto de 1937 ocorreu a primeira edição da corrida, na qual os competidores revezavam "km a km", transportando o Facho (tocha) de Quatro Barras a Curitiba. A prova acontecia a noite e esse facho era utilizado para iluminar o caminho, no percurso de 40km , e o atleta entregava a tocha ao próximo competidor, após conclusão de cada Km.
Na edição de 2023 o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná sagrou-se campeão, nas categorias feminino e masculina,da  84ª Corrida do Facho, que ocorreu no dia 27 de agosto, em frente ao Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba.
Cada equipe feminina continha 5 participantes e masculina 6 participantes e cada competidor deveria correr um percurso de 1km, com o facho na mão e entregar para o próximo integrante da equipe que o estava esperando.
Participaram do evento 54 equipes masculinas e 9 equipes femininas, sendo elas do Exército, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Colégios Militares do Exército, não apenas de Curitiba mas de outros municípios do interior do Estado e até de Santa Catarina.
Na categoria Feminina as bombeiras militares tiveram desempenho surpreendente, chegando 20s antes da segundo colocada, completando o percurso de 5km em 15min20s.
Já na categoria masculina convidados, os bombeiros se destacaram pelo resultado da equipe,que também chegou com vantagem, em relação a equipe segundo colocada, completando o percurso de 6km em 15min20s.
Além da vitória do CBMPR,  outra conquista da corporação foi a premiação de menor tempo no percurso de  1km da competição, em que o Sd. Robson Ferreira Alves completou 1km no tempo de  2min20s,  resultado surpreendente.
A abertura do evento foi presidida pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), General Ricardo Santos Taranto, e contou com a presença de outras autoridades militares.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, organizado pelo Centro de Educação Física e Desporto, brilhou na competição. A conquista do 1º lugar nas categorias "Equipe masculina Convidados" e "Equipe Feminina" ressalta o comprometimento dos bombeiros com o evento e a celebração de valores fundamentais.

Parabéns aos nossos militares que se dedicaram para alcançar essa conquista histórica para nossa Corporação!!!

Fonte: ASSECOM e CEFID.