Cuidados no Feriado de Carnaval 10/02/2016 - 15:36

Com a expectativa de um público maior que o registrado durante o Réveillon, o Corpo de Bombeiros volta sua atenção nos próximos dias para o feriado de Carnaval. Para que os números de atendimentos possam ser menores que os registrados no último feriado é necessário a participação de todos, em especial dos banhistas que virão para o litoral paranaense.

Durante toda temporada da Operação Verão 15/16 o Corpo de Bombeiros registrou 825 salvamentos, 6 óbitos por afogamento, 389 crianças perdidas, 45868 Orientações, 26056 Advertências e 21875 Pulseirinhas distribuídas. Apenas nos quatro dias de feriado do Réveillon o número de salvamentos registrados representou 11% do total e o de crianças perdidas mais de 21% de todos os casos registrados.

A principal orientação do Corpo de Bombeiros é para que os banhistas procurem sempre uma área protegida por Guarda-vidas, pois caso ele necessite de um socorro, será atendido com uma eficiência muito grande, pois estará dentro do limite de distância considerado adequado para que seja realizada a prevenção, bem como também terá orientação dos locais mais adequados para um banho seguro.

O Corpo de Bombeiros também alerta para os cuidados com as crianças no feriado de carnaval, pois nos finais de semana e feriados temos praias mais cheias e movimentadas e isso faz com que os números de ocorrências envolvendo crianças perdidas aumentem de maneira significativa conforme pode ser observado nos registros durante o feriado do Réveillon. Para ajudar com a redução desta estatística, existem nos Postos de Guarda-vidas (PGV), pulseirinhas de identificação. Para ter a eficiência necessária, deve-se inserir o nome da criança, um telefone para contato e o PGV que a família esta. O uso da pulseirinha é importante para que a localização dos pais seja mais rápida caso a criança se perca.

Tendo como objetivo que os números de ocorrências sejam diminuídos neste feriado, em especial os incidentes em meio liquido e os casos de crianças perdidas, o Corpo de Bombeiro alerta para os cuidados que devem ser seguidos pelos banhistas:

Procure uma área protegida por Guarda-vidas;

Respeite as placas de sinalização;

Em locais sem proteção por Guarda-vidas, adentre ao mar com atenção redobrada, tendo como limite a água na altura do umbigo;

Não pratique banho noturno, o risco de afogamento é maior que durante o período com luminosidade natural, bem como não existe serviço de Guarda-vidas nesses horários;

Não faça a combinação bebida alcoólica e banho de mar;

Criança no mar só acompanhado por adultos;

Atenção redobrada com as crianças em locais que existam aglomerações.

Siga essas dicas para sua segurança e para segurança dos seus amigos e familiares.